Rio Aiuruoca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura outros significados de Aiuruoca, veja Aiuruoca (desambiguação).
Rio Aiuruoca
Rio Aiuruoca próximo a Cachoeira do Aiuruoca
Nascente Serra da Mantiqueira
Altitude da nascente 2540 m
Foz Rio Grande
Altitude da foz 913 m
Afluentes
principais
Rio Francês
País(es)  Brasil

O rio Aiuruoca é um curso de água do estado de Minas Gerais, Brasil. É um dos afluentes do rio Grande.

As nascentes do rio Aiuruoca localizam-se no município de Itamonte a uma altitude de aproximadamente 2540 metros, na serra da Mantiqueira, próximo ao pico das Agulhas Negras[1].

Em seu percurso, o rio Aiuruoca atravessa a zona urbana dos municípios de Alagoa[2], Aiuruoca, Seritinga e Serranos[3]. Na fronteira dos municípios de Madre de Deus de Minas e Carrancas, o rio Aiuruoca tem sua foz no rio Grande, formando o reservatório da Usina Hidrelétrica de Camargos[4].

Referências

  1. «Carta do Brasil SF-23-Z-A-I-4 Agulhas Negras» (JPG). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 2 de março de 2011. 
  2. «Carta do Brasil SF-23-Z-A-I-2 Alagoa» (JPG). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 2 de março de 2011. 
  3. «Carta do Brasil SF-23-X-C-IV-4 Aiuruoca» (JPG). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 2 de março de 2011. 
  4. «Carta do Brasil SF-23-X-C-II-3 Madre de Deus de Minas» (JPG). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 2 de março de 2011. 
Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.