Rio Anadyr

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rio Anadyr
Ана́дырь
imagem de satélite da região do Anadyr
Mapa da bacia do rio Anadyr
Mapa da bacia do rio Anadyr
Comprimento 1 150 km
Caudal médio 1 000 m³/s
Foz Baía de Anadyr, Mar de Bering
Altitude da foz 0 m
Área da bacia 191 000 km²
País(es) Rússia
Coordenadas 67° N 173° E

O rio Anadyr (em russo: Ана́дырь) é um importante rio do extremo oriente russo, no nordeste da Sibéria. Tem 1150 km de comprimento e drena uma bacia de 191000 km2 para a baía de Anadyr no mar de Bering.[1][2]

O rio congela de outubro ao final de maio e tem um caudal máximo em junho com o derretimento da neve. É navegável em pequenos barcos em cerca de 570 km até perto de Markovo. A oeste de Markovo, fica nas Terras Altas de Anadyr (montanhas e vales moderados com algumas árvores) e a leste de Markovo se desloca para as Terras Anadyr (tundra plana e sem árvores, com lagos e pântanos). A queda de Markovo para o mar é inferior a 30 metros.

O Anadyr segue a cerca de 67° N de latitude e 173° E de longitude nas Terras Altas de Anadyr, perto das cabeceiras do rio Maly Anyuy, flui para sudoeste recebendo as águas dos rios Yablon e Eropol, vira para leste e passa por Markovo e o antigo local de Anadyrsk, vira para norte e leste e recebe o rio Mayn pelo sul, circundando assim o Lebediny Zakaznik, vira para nordeste e recebe o rio Belaya do norte nas planícies Parapol-Belsky, depois passa Ust Belaya e vira para o sudeste nas terras baixas do Anadyr. Depois passa pelo Ust-Tanyurer Zakaznik e recebe o rio Tanyurer pelo norte. No lago Krasnoye, vira para leste e desagua na Baía Onemen do estuário de Anadyr. Se a baía Onemen for considerada parte do rio, também recebe o rio Velikaya (Chukotka) do sul e o rio Kanchalan do norte.

A sua bacia é cercada pelo rio Amguyema e Palyavaam (norte), pelo rio Bolshoy Anyuy (noroeste) e pelo ramo Oloy do rio Omolon e pelo rio Penzhina (sudoeste).

A região deste rio é uma tundra rica em espécies vegetais que são muito comuns. A região é dominada por montanhas escarpadas que compõem uma majestosa paisagem. A região está congelada nove meses por ano e os rios são usados ​​como caminhos.

A cidade de Anadyr, centro administrativo do distrito de Chukotka, está localizada junto da foz do rio.

Referências

  1. Anadyr na Grande Enciclopédia Soviética, 1969–1978 (em russo)
  2. Anadyr no Registo Estatal Hídrico da Rússia (em russo)