Rio Barra Nova (Rio Grande do Norte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rio Barra Nova
Açude Itans, uma das barragens do rio Barra Nova
Comprimento 99,5[1] km
Posição: Sudeste-Norte
Nascente Serra do Equador
Foz Rio Seridó
Área da bacia 1.385,7 km²
Afluentes
principais
Riacho Barbosa, Riacho do Maracujá, Riacho Tapera, Riacho dos Cavalos, Riacho Cachoeirinha, Riacho da Espingarda, Riacho do Coiote, Riacho da Conceição, Riacho Cabaceira, Riacho Porção, Riacho Verde, Riacho dos Bois, Riachão, Riacho Fechado, Riacho do Coité, Riacho Timbaúba.
País(es)  Brasil

O rio Barra Nova é um curso de água cujo percurso está em sua maior parte na cidade de Caicó, no estado do Rio Grande do Norte, no Brasil. Sua nascente está localizada na serra do Equador, na cidade de Parelhas[2].

O rio poluído, porem calmo na época da seca e violento e turvo durante o período chuvoso. Desagua no rio Seridó logo após atravessar a zona urbana de Caicó. Por se tratar de um rio temporário, em sua bacia existem 71 açudes, sendo dois2 públicos (Itans e Palma), um açude comunitário (Barbosa) e 68 privados, nas cidades de Santana do Seridó, Ouro Branco, Jardim do Seridó e Caicó.

Referências

  1. Nelson Césio Fernandes Santos; et al. (DEZEMBRO de 2005). «CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA E CADASTRO DOS AÇUDES NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIRANHAS-AÇU-RN» (PDF). Consultado em outubro 2011  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)[ligação inativa]
  2. http://semopcao.net/?pg=caico_geo
Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Rio Grande do Norte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.