Rio Bravo (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rio Bravo
Rio Bravo[1] (PRT)
Onde Começa o Inferno[2][3] (BRA)
O xerife Chance e sua amiga "Feathers" em cena do filme
 Estados Unidos
1957 •  cor •  141 min 
Direção Howard Hawks
Produção Howard Hawks
Roteiro Jules Furthman
Leigh Brackett (roteiro)
Baseado em "Rio Bravo" de B. H. McCampbell
Elenco John Wayne
Dean Martin
Ricky Nelson
Angie Dickinson
Walter Brennan
Música Dimitri Tiomkin
Cinematografia Russell Harlan
Edição Folmar Blangsted
Distribuição Warner Bros.
Lançamento 4 de abril de 1959 (EUA)
Idioma inglês
Cronologia
Land of the Pharaohs (1955)
Hatari! (1962)

Rio Bravo (br: Onde Começa o Inferno / pt: Rio Bravo) é um filme estadunidense de 1959, do gênero western, dirigido por Howard Hawks.

O filme conta a história de um xerife que enfrenta quase sozinho um poderoso rancheiro que domina a região. Geralmente é considerado como uma resposta do diretor Howard Hawks e do ator John Wayne ao clássico High Noon, de 1952.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

John T. Chance é o xerife de uma pequena cidade do Texas chamada Rio Bravo no condado de Presidio, que tem como auxiliar um idoso e aleijado ex-sitiante. Ele tinha outro auxiliar, um ex-pistoleiro conhecido por "Dude", mas este se tornara um bêbado depois que fora abandonado por uma mulher, há dois anos.

Quando Dude arruma uma briga no bar com o pistoleiro Joe Burdette, o xerife tenta ajudá-lo mas é golpeado pelo transtornado Dude. Logo a seguir, Joe mata um homem que estava desarmado e vai para outro bar, onde estavam seus amigos. O xerife se recupera e vai atrás de Joe. Consegue prendê-lo com a ajuda de Dude. O xerife agradece a ele, oferecendo-lhe de volta o cargo de auxiliar.

No entanto, o xerife e seus agora dois auxiliares sabem que correm perigo, pois Joe é irmão de Nathan, um poderoso rancheiro da região, que controla a cidade e possui inúmeros pistoleiros a seu serviço. Nathan fará tudo para livrar Joe da forca.

Outras pessoas oferecem ajuda ao xerife, que se nega a aceitar. Um deles, Pat Wheeler, tenta arregimentar homens para ajudar o xerife, inclusive pedindo a um vaqueiro seu, conhecido por Colorado Ryan, que se recusa pois não quer encrencas. Logo depois Pat é morto no meio da rua, fazendo com que o xerife recrudessa a sua decisão de não aceitar ajuda de mais ninguém.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Recepção e legado[editar | editar código-fonte]

À época do lançamento o filme sequer foi avaliado pela Sight & Sound e foi recebido de forma neutra pela crítica britânica.[4] [5] Já em uma pesquisa da Sight & Sound em 2012, o filme foi o segundo western mais bem avaliado pela crítica britânica.[6] Em 2008, foi nomeado pelo American Film Institute entre os 10 melhores westerns.[7] Quentin Tarantino disse que Rio Bravo era seu filme favorito para encontros, e que se a companhia não gostasse do filme, ele sabia que não haveria relacionamento.[8][9].

Outros filmes tiveram alguma inspiração em Rio Bravo - El Dorado (1966), Rio Lobo[10][11], e Assalto à 13ª DP.[12]

Referências

  1. «Rio Bravo». no CineCartaz (Portugal) 
  2. EWALD FILHO, Rubens (1975). Os filmes de hoje na TV. São Paulo: Global Editora. p. 142 
  3. Onde Começa o Inferno no AdoroCinema
  4. The Movie article by Phil Hardy, 1980
  5. Halliwell, Leslie (1979). Halliwell's Film Guide to 8,000 English Language Films, Hart-Davis, MacGibbon, Granada.
  6. «Critics' top 100». British Film Institute. 2012. Consultado em December 12, 2016. Cópia arquivada em February 7, 2016  Parâmetro desconhecido |url-status= ignorado (ajuda); Verifique data em: |acessodata=, |arquivodata= (ajuda)
  7. «AFI's 10 Top 10 Nominees» (PDF). Consultado em 19 de agosto de 2016. Cópia arquivada (PDF) em 16 de julho de 2011  Parâmetro desconhecido |url-status= ignorado (ajuda)
  8. Larissa, MacFarquhar (12 de outubro de 2003). «The Movie Lover». The New Yorker (em inglês). Consultado em 13 de fevereiro de 2022 
  9. Waterbucket (May 26, 2007). Quentin Tarantino about "Rio Bravo" - 2007 (Videotape)  Verifique data em: |data= (ajuda)
  10. «El Dorado». Rotten Tomatoes (em inglês). Fandango Media. Consultado em December 6, 2021  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  11. «Rio Lobo». Rotten Tomatoes (em inglês). Fandango Media. Consultado em December 6, 2021  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  12. Carpenter, John (writer/director). (2003). Audio Commentary on Assault on Precinct 13 by John Carpenter. [DVD]. Image Entertainment.
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme de faroeste é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.