Rio Cafué

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cafué
Rio Cafué, Chamufumbu, próximo de Lubungu Pontoon, Zâmbia.
Comprimento 970 km
Caudal médio 320 m³/s
Foz Rio Zambeze
Área da bacia 155.000 km²
País(es)  Zâmbia

Cafué[1] (Kafue) é um rio de 970 km de extensão que nasce junto da fronteira com o Zaire, cerca de 420 km a norte e ligeiramente a oeste da capital, Lusaca. Junto da confluência com o Zambeze, a sul de Lusaca, formou-se o Lago Cafué quando se ergueu uma barragem na garganta do rio; mais tarde, na década de 1970, foi construída uma central hidroeléctrica. Embora a navegação seja limitada devido aos rápidos, é possível pescar no rio.

Em 1951, foi criado o Parque Nacional do Cafué, que cobre uma área de 22.400 km² e é povoado de animais selvagens, entre os quais elefantes, leões, rinocerontes, crocodilos e águias-pesqueiras, o emblema nacional da Zâmbia.

Poluição[editar | editar código-fonte]

Na região de Chingola, onde a extração mineral, indústrias e áreas de plantação com o uso de agrotóxicos e fertilizantes, a região está sendo degradada. Segundo as pesquisas da Blacksmith Institute, a região recebe a cidade aproximadamente 70 mil toneladas de resíduos.Tem um projeto de despoluição, mas, tem dificuldade pelo órgão ambiental e o governo não terem recursos suficientes.

Referências

  1. Silva 1992, p. 384.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Silva, Alberto da Costa (1992). A Enxada e a Lança - A África Antes dos Portugueses. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira Participações S.A. ISBN 978-85-209-3947-5 
Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.