Rio Kama

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rio Cama)
Kama
Rio Kama
Comprimento 1 805 km
Nascente Udmúrtia
Foz rio Volga
Área da bacia 507 000 km²
País(es)  Rússia

O rio Kama (em russo: река́ Ка́ма; em tártaro: Çulman, Чулман) é um dos principais rios da Rússia, o mais longo dos afluentes da margem esquerda do Volga, e o maior em volume de água (chegando a ser mais volumoso que o próprio Volga antes de se juntar a ele).[1]

Mapa da bacia do Volga com o rio Kama em destaque

Começa na Udmúrtia, perto da cidade de Kuligi (Кулига), e se dirige por cerca de 200km rumo ao noroeste, para depois tomar o rumo nordeste perto da cidade de Loyno (Лойно) por mais 200 km, para finalmente correr rumo ao sul e ao oeste em Perm Krai, novamente pela Udmúrtia e pelo Tartaristão, onde encontra o Volga.

Entre os povos turcomanos era conhecido como Chulman, e considerado a nascente do Volga.

Sua extensão total é de 1805 km, e seus principais afluentes são o Kosa, o Vishera, o Sylva, o Chusovaya, o Belaya, o Ik, o Izh, o Zay, o Vyatka e o Myosha. As citadas que se situam em suas margens são Solikamsk, Berezniki, Perm, Sarapul e Naberezhnye Chelny. Localiza-se a oeste dos Montes Urais, e é uma rota comercial muito utilizada.

Antes do advento das ferrovias o Kama era conectado, através de importantes ligações por terra, com as bacias do rio Dvina do Norte e do Pechora. No início do século XIX, o Canal de Ekaterininsky do Norte ligou o alto Kama com o rio Vychegda, um afluente do Dvina do Norte, porém acabou sendo abandonado após alguns poucos anos por não ser muito usado.

Represas e reservatórios[editar | editar código-fonte]

O Kama foi represado em diversos locais:

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Fritts, Terry W. Kona Snow. Echo Park Press, 2007. ISBN 0979151422, 9780979151422
  2. Kama: Webster's Quotations, Facts and Phrases. Icon Group International, Inc., 2008. ISBN 0546651321, 9780546651324

Ligações externas[editar | editar código-fonte]