Rio Cuanza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
22 de agosto de 2018 cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade. Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Cuanza
Cuanza river near Dondo, Angola.jpg

Rio Cuanza próximo de Dondo

Cuanza River Angola.png

Rio Cuanza

Localização
Continente
País
Coordenadas
Dimensões
Comprimento
960 km
Hidrografia
Tipo
Área da bacia
152 570 km2Visualizar e editar dados no Wikidata
País(es) da
bacia hidrográfica
Nascente
Mumbué, Chitembo, Bié
Altitude da nascente
1 929,74 m
Afluente
principal
Lucala, Mucoso, Lombe, Cuíje, Cuque, Luando, Cuíva, Cuíme, Chimbamdiango, Gango, Cutato, Cunhinga, Lúbia, Cunje, Cuquema
Caudal médio
825 m3/sVisualizar e editar dados no Wikidata
Foz

O rio Cuanza[nota 1] é o maior rio exclusivamente angolano.

O rio Cuanza nasce em Mumbué, município do Chitembo, Bié, no Planalto Central de Angola.[1] O seu curso de 960 km desenha uma grande curva para Norte e para Oeste, antes de desaguar no Oceano Atlântico, na Barra do Cuanza, a sul de Luanda.

Com uma bacia hidrográfica de 152.570 km², o Cuanza é navegável por 258 km desde a foz até ao Dondo. As barragens de Cambambe e de Capanda produzem grande parte da energia eléctrica consumida em Luanda. As barragens também fornecem água para irrigação de plantações de cana-de-açúcar e outras culturas no vale do Cuanza.

É no maior afluente do Cuanza, o rio Lucala, que se encontram as grandes Quedas de Kalandula[nota 2]. Junto da foz do rio fica o Parque Nacional da Quiçama.

O rio Cuanza foi o berço do antigo Reino do Ndongo, tendo também sido uma das vias de penetração dos portugueses em Angola no século XVI.

O rio dá o seu nome a duas províncias de Angola — Cuanza Norte, na sua margem norte, e Cuanza Sul, na margem oposta — bem como, desde 1977, à unidade monetária nacional, o kwanza.

Notas

  1. Também grafado Kwanza e, antes de 1911, Coanza.
  2. Antes de 1975 eram conhecidas como Quedas do Duque de Bragança.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre geografia de Angola, integrado no Projecto Angola, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.