Rio Cubango

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cubango
Uma placa do rio Okavango, ou Cubango com uma balsa ao fundo.
Comprimento 1700 km
Nascente serra do Moco
Altitude da nascente Angola província do Huambo município da Chicalacholoanga m
Caudal médio 475 m³/s
Área da bacia 530 000 km²
País(es)  Angola, Namíbia, Botswana

O rio Cubango (Okavango na Namíbia e no Botswana) é um rio da África austral que faz a fronteira natural entre Angola e a Namíbia, país onde dá nome a duas das suas regiões.

Nasce no planalto central do interior angolano e corre em direção a sudeste, atravessando a faixa de Caprivi na Namíbia, desaguando no delta do Cubango, uma bacia endorreica no deserto do Calaári no norte do Botsuana. O delta cobre uma superfície entre 15 000 km² e 22 000 km² durante as cheias e e de grande interesse ecoturístico

No território angolano, o rio Cutato nasce nas terras altas do Chinguar, no morro de Chimbango. A vertente Noroeste alimenta o rio Cuanza (Kuanza) através do rio Alondo e depois o Cutato das Mongoias.

As vertentes Nordeste e Sul alimentam o segundo grande rio de Angola, o rio Cubango que, ao fim de mais de 1 000 km, dá origem a um dos maiores santuários da natureza: o delta do Okavango já em território do Botswana. O rio Cubango é endorreico, ou seja as suas águas não vão para o mar, o rio deságua em uma imensa planície, o Delta do Cubango.

No delta do Cubango existe a única população de leões que caçam dentro de água, que durante as enchentes chega a cobrir o 70% da região pantanosa.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Galeria[editar | editar código-fonte]