Rio Cubatão do Norte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rio Cubatão do Norte
Rio Cubatão do Norte
Comprimento 88 km
Nascente Serra Queimada
Altitude da nascente 1200 m
Foz Canal do Palmital
Altitude da foz 0 m
Área da bacia 492 km²
Afluentes
principais
Rio Quiriri

O rio Cubatão do Norte é um curso de água do estado de Santa Catarina, no Brasil.

Nasce na serra Queimada, nos contrafortes da serra do Mar, na região noroeste de Joinville, nordeste de Santa Catarina e deságua no canal do Palmital, ramificação da baía da Babitonga.

Rio Cubatão do Norte 28km a jusante de sua nascente

Na região da Serra, o rio despenca de grande altura, formando uma queda com mais de 300 metros; passa pela região rural de Dona Francisca, onde foi construída uma usina de captação de águas que, depois de tratada e filtrada é distribuída à parte da população joinvillense. A bacia do rio Cubatão de pequeno percurso, mas, bastante tortuoso, recebe alguns afluentes, também de águas límpidas.

Ao longo de seu curso foram construídos locais para recreação e banhos no verão. Para combater enchentes anuais em Pirabeiraba foi construída uma barragem e um canal de derivação, que corre retilíneo e paralelo ao canal natural por aproximadamente 12 km, até juntar-se novamente ao canal natural já próximo à foz.

Problemas ambientais[editar | editar código-fonte]

Em 29 de janeiro de 2024, um caminhão tombou na SC-418, na Serra Dona Francisca, em Joinville. Sua carga de ácido sulfônico escorreu até o Rio Seco, que desagua no Cubatão,formando uma espuma branca. O ácido é tóxico e provoca queimaduras, irritação nas vias respiratórias e lesões oculares. Por isso, a Estação de Tratamento de Água do Cubatão foi fechada, interrompendo o abastecimento de água de 75% de Joinville.[1] A prefeitura declarou estado de emergência e a Polícia Civil abriu um inquérito. A população comprou água de galão, e alguns mercados ficaram sem estoque.[2]

Municípíos atravessados pelo rio[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.