Rio Dadès

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rio Dadès
Gorges du dades01.jpg

Um casbá no vale do Dadès

Localização
País
Localização
Coordenadas
Dimensões
Comprimento
201 km
Hidrografia
Tipo
Área da bacia
7 170 km2Visualizar e editar dados no Wikidata
Nascente
Afluente
principal
Rio Ouarzazate, Rio Imini
Lago no curso
Foz
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Rio Dadès

O rio ou uede Dadès, também chamado Assif Dades (em árabe: وادي دادس), é um rio (ou uádi/uede) muito sazonal do sul de Marrocos e um dos dois afluentes principais que formam o rio Drá.

O rio Dadès nasce no Alto Atlas, no vale de M'Semrir e em seguida vira para sul, atravessando as célebres Gargantas do Dadès e irrigam Boumalne Dadès. A partir daí, o rio segue para ocidente, entre as cordilheiras do Alto Atlas e do Anti-Atlas. Recebe depois em Kelaat-M'Gouna as águas do uede Ouarzazate, cujas águas drenam o maciço do M'Goun. No trecho onde atualmente se encontra a albufeira da barragem de El Mansour-Eddahbi, une-se ao rio Imini, formando então o rio Drá. O seu vale separa o Alto Atlas do maiço do Jbel Saghro.

O vale do Dadès é uma atração turística importante do sul de Marrocos, pelas suas aldeias e paisagens pitorescas e pelo contraste entre a vegetação verde e luxuriante das margens e as montanhas áridas em redor. As culturas agrícolas predominantes variam ao longo do vale; destacam-se as macieiras no vale de Msemrir e a jusante é cultivada alfafa, cevada, trigo, amendoeiras, figueiras e tamareiras. A pecuária é também uma atividade importante.

O fluxo do Dadès é altamente sazonal, com picos de cheia entre janeiro e abril, causados pela grande precipitação e fusão das neves. A água é alcalina e a sua temperatura no verão varia entre 23°C e 28°C. A condutividade elétrica da água é relativamente alta.

Notas e fontes[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em castelhano, cujo título é «Río Dadès», especificamente desta versão.
  • Hogan, C. Michael (2006). Quality of Surface Waters in Morocco (em inglês). [S.l.]: Lumina Technologies 


Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Marrocos, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.