Rio Durance

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Durance (Durença / Durènço)
Durance near Manosque.jpg

O rio Durance perto de Manosque

Localização
País
Localização
Coordenadas
Dimensões
Comprimento
323,8 km
Hidrografia
Tipo
Bacia hidrográfica
Área da bacia
14 225 km²
Nascente
Altitude da nascente
~2300 m
Afluentes
principais
Rio Verdon, Èze (d), Aigue Brun (d), Anguillon (d), Rio Ubaye, Guisane (en), Rio Asse, Avance (en), Blanche (d), Bléone, Jabron (d), Cerveyrette (d), Clarée (en), Rio Calavon, Rabioux (d), Guil, Gyronde (d), Largue (d), Lauzon (d), Luye (d), Rancure (d), Réal (d), Sasse (d), Torrent de Boscodon (d), Rousine (d), Vachères (d), Vançon (d), Biaysse (d), Buès (d), Crévoux (d), Fournel (d), Grand Vallat (d), Riou de Jabron (d), Réallon (d), Rio BuëchVisualizar e editar dados no Wikidata
Lago no curso
Lac de Serre-Ponçon (en)Visualizar e editar dados no Wikidata
Caudal médio
180 m³/s
Foz
Rio Ródano, em Avinhão (Avinhão)
Altitude da foz
24 m

O rio Durance (em occitano: Durença segundo a norma clássica ou Durènço segundo a norma mistraliana) é um rio localizado no sul de França. É afluente do rio Ródano, do qual é o segundo mais longo afluente após o rio Saône e o terceiro em caudal após o Saône e o rio Isère. Com comprimento total de 323,8 km, o rio Durance é o mais importante rio da Provença.

Rio dito «caprichoso», e antigamente famoso pelas grandes enchentes, foi submetido a um processo de regularização, em particular desde o século XIX, com fins de aproveitamento hidráulico, incluindo o abastecimento de água potável a Marselha e cidades próximas, e energético. Com o rio Verdon forma um sistema que produz 6000 a 7000 milhões de kWh por ano).

O rio Durance nasce nos Alpes Cócios, a cerca de 2300 m de altitude, perto do Monte Chenaillet e Montgenèvre, no departamento de Hautes-Alpes. Desagua no rio Ródano junto a Avinhão, no departamento de Vaucluse. A sua bacia hidrográfica tem 14225 km² - além dos departamentos onde passa ainda abrange áreas dos departamentos de Var, Drôme e Alpes-Maritimes.

Passa pelos departamentos de Hautes-Alpes, Alpes da Alta Provença (em vários troços forma o limite entre estes dois departamentos), Var (brevemente no seu extremo noroeste), Bocas do Ródano e Vaucluse (forma o limite entre estes dois últimos). As principais cidades por onde passa são Briançon, Sisteron, Cavaillon e Avinhão.

Neste rio foi construída a partir de 1955 e até 1961 a barragem de Serre-Ponçon, feita com material aluvionar do leito do Durance. O seu aproveitamento é tanto hidroelétrico como para regadio e uso recreativo.

O rio Durance foi, entre 1125 e 1271, a fronteira que separava as terras do condado de Tolosa (a norte do rio) das do condado de Barcelona (a sul).

Entre as principais localidades ou comunas que atravessa encontram-se:

Principais afluentes[editar | editar código-fonte]

Vista do rio Durance.
Ponte sobre o rio Durance em Sisteron.

Os principais afluentes do rio Durance são os seguintes:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Rio Durance

{{#coordinates:}}: não pode ter mais do que uma etiqueta primária por página

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.