Rio Grande (Bahia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rio Grande
Vista do rio Grande em Barreiras
Comprimento 580 km
Nascente Serra Geral de Goiás, São Desidério (BA)
Foz Rio São Francisco, Barra (BA)
Área da bacia 75.710 km²
Delta n/d

O rio Grande é um afluente do rio São Francisco que banha o oeste do estado da Bahia.

A área drenada pelo rio Grande e seus afluentes mede 75.170 km². A bacia do Rio Grande faz limite com a dos altos formadores do Parnaíba, ao norte, e a oeste com a bacia do Tocantins.

As cabeceiras do rio Grande e de seus afluentes da margem esquerda encontram-se em região tropical contígua ao vale úmido do rio Tocantins, onde as chuvas abundantes garantem os deflúvios perenes o ano todo. Já na parte média e oriental da bacia, reina um clima semi-árido, característico da região do curso médio do São Francisco, onde as chuvas escassas contribuem muito pouco para os deflúvios dos rios.

Os afluentes que se formam nesta parte da bacia possuem, em sua maioria, regime de escoamento intermitente.

O rio Grande corre na direção sudoeste-nordeste, recebendo seus principais afluentes pela margem esquerda, como os rios das Fêmeas, de Ondas, Branco e Preto, tendo bacias de drenagem com áreas, respectivamente, de 5.930 km², 5.180 km², 7.640 km² e 22.630 km². Todos esses afluentes correm em direção geral oeste-leste, trazendo os deflúvios das cabeceiras ocidentais úmidas. O rio Preto ocupa quase toda a parte setentrional da bacia.


Pela margem direita, o rio Grande recebe como afluente mais importante o rio São Desidério, com uma bacia de drenagem de 6.320 km², além dos rios Tamanduá e Boa Sorte, que são de menor porte.

O rio Grande apresenta, em geral, largura uniforme, sendo que na confluência com o rio Preto, verifica-se um brusco estreitamento do curso do rio em extensão reduzida, indicando que o curso d’água cortou sua passagem através da Serra do Boqueirão enquanto se formava. O mesmo acontece em Estreito, cerca de 80 km de Boqueirão, pouco antes da foz do rio Grande no rio São Francisco.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]