Rio Guadiana Menor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Guadiana Menor
Vista do rio na Barragem do Negratín
Comprimento 152 km km
Nascente Confluência dos rios Fardes e Guardal
Altitude da nascente 630 m
Afluentes
principais
Fardes e Guadahortuna
País(es) Flag of Spain.svg Espanha

O rio Guadiana Menor é um rio da Andaluzia e um dos principais afluentes do rio Guadalquivir. Tem uma extensão total de 152 km (incluída a extensão de um dos seus afluentes, o rio Guardal). Atravessa as províncias de Granada e Jaén.

Toponímia[editar | editar código-fonte]

O nome tem origem independente do rio Guadiana, pois provém de seu nome original hispano (Anas) com o prefixo árabe Wadi (rio).

Geografia[editar | editar código-fonte]

O Guadiana Menor vem da confluência dos rios Fardes e Guardal, do que são afluentes os rios Castril, Cúllar, Baza e o Guadalentín, que não deve se confundir com o afluente do Rio Segura.

Em alguns casos, aplica-se também o nome de Guadiana Menor ao trecho entre a barragem e a confluência com o Rio Fardes. A Confederación Hidrográfica del Guadalquivir publicou em 1977 um livro chamado Guadalquivires, em que se afirmava a tese de que a verdadeira fonte do rio Guadalquivir era o Guadiana Menor.


Bacia Hidrográfica[editar | editar código-fonte]

A sua Bacia inclui as bacias do rio Baza e do Guadix, antigo mar interior no Plioceno que abriu suas águas ao rio Guadalquivir pela Cerrada del Negratín formando o atual Guadiana. Nesta bacia, as precipitações são muito escassas, o que, somado ao carácter de seu solo formado na sua maior parte por gessos, faz com que os rios que desaguam no Guadiana sejam intermitentes e irregulares. A ampla bacia engloba terras das províncias de Granada, Jaén, Albacete, Múrcia e Almería.

A bacia do Guadiana Menor é a segunda maior em extensão de todos os afluentes do Guadalquivir com uma superfície de 7251 km². A primeira é a do rio Genil. Seus principais afluentes são os rios Fardes e Guadahortuna.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.