Rio Klina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Klina
Клин (sérvio)
Rio Klina
O rio Klina no extremo leste da cidade de Klina.
Comprimento 62 km (39 mi) km
Nascente Nnrdeste da Montanha Suva
Foz Río Drin Branco
Bacia hidrográfica 393 km2 (152 sq mi)
Países Kosovo

O Rio Klina (cirílico sérvio: Клина; albanês: Klina) é um rio no Kosovo, um importante afluente com 62 km de comprimento que desagua no Rio Drin Branco. Ele percorre todo o seu percurso no território do Kosovo.[1]

O rio tem sua nascente no nordeste da montanha Suva, ao sul de um lago artificial chamado Gazivode. Na seção inicial do curso, o rio faz muitas curvas, primeiramente flui para o leste (na vila de Kaldura), depois para o sul (em Jabuka), novamente para leste (em Crepulja) e sudeste (em Gornji Strmac).

Ao fluir paralelamente aos rios Ibar e Sitnica, passa ao lado das ruínas medievais da cidade de Perkovac e da vila de Gornja Klina, chegando ao centro regional de Skenderaj.

Entre Tušilje e Ovčarevo, o Klina recebe da direita seu principal afluente, o Rio Move. Em Dobra Voda, o rio vira bruscamente para oeste, entrando na região de Metohija. No final o rio chega à cidade de Klina e logo depois desagua no rio Drin Branco.

O rio é rico em potencial hidrelétrico, mas esse recurso não é utilizado. O Klina pertence à bacia de drenagem do Mar Adriáticoe não é navegável.

Referências

  1. The Macrophyte Indices for Rivers to Assess the Ecological Conditions in the Klina River in the Republic of Kosovo (2022).[1]
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Kosovo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.