Rio Nesto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde abril de 2012). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Nesto/ Mesta
Nestos or Mesta River - Greece-Bulgaria.jpg
Nestos River Bulgaria Balkan topo de.jpg

Localização do rio Nesto / Mesta

Nome local
Νέστος / Места
Localização
Continente
Países
Coordenadas
Dimensões
Comprimento
230 km
Hidrografia
Tipo
Área da bacia
5 749 km²
Nascente
Altitude da nascente
2 240 m
Afluente
principal
Lagos no curso
Foz
Altitude da foz
0 m

O rio Nesto (em grego, Νέστος, Nestos) ou Mesta (em búlgaro: Места) é um rio que passa pela Bulgária e Grécia.[1] Nasce nas montanhas de Rila, ao sudoeste da Bulgária, e deságua no golfo de Tessalónica, no mar Egeu, perto da ilha de Tasos[2]. Tem 230 km de comprimento, dos quais 126 km são na Bulgária e os restantes na Grécia.[3] A bacia tem 5749 km², dos quais 3437 km² pertencem à Bulgária e 2312 km² à Grécia. Forma gargantas e desfiladeiros em Rila e em Pirin. O seu principal afluente é o rio Dospat.

O rio forma uma fronteira natural entre a Macedônia Central grega e a Macedônia Oriental e Trácia, assim como entre os municípios de Xanti e Cavala. As suas margens estão cobertas principalmente por árvores de folha caduca.

História[editar | editar código-fonte]

O rio Nesto era um rio importante da Trácia.[4] Heródoto conta que nas suas margens abundavam leões e auroques.[5] Perto da sua foz foi fundada a cidade de Abdera.

Referências

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.