Rio Pajeú

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rio Pajeú
Rio Pajeú ao cruzar o município de Serra Talhada
Comprimento 353 km
Posição: o seu curso principal toma a direção nordeste-sudoeste, em seguida aponta para o sul, no sentido do rio São Francisco.
Nascente Serra da Balança
Altitude da nascente 800 m
Foz São Francisco
Área da bacia 16 685,63 km²
Afluentes
principais
Riacho do Navio, Pajeú Mirim, Riacho São Domingos
País(es)  Brasil

O rio Pajeú é um curso de água que banha o estado de Pernambuco, no Brasil. É o rio com a maior bacia hidrográfica do estado.[1]

Topônimo[editar | editar código-fonte]

"Pajeú" deriva do tupi antigo paîé'y, que significa "rio dos pajés", através da composição de paîé (pajé) e 'y (rio).[2]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o rio nasce na serra da Balança, no município de Brejinho, próximo à divisa entre os estados da Paraíba e Pernambuco. O riacho do Navio — famoso em virtude da canção de Luiz Gonzaga e do livro Caminhos do Pajeú do escritor Luís Cristóvão dos Santos — é um de seus afluentes. Nas margens do rio Pajeú, encontramos as cidades de Itapetim, Tuparetama, São José do Egito, Ingazeira, Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Flores, Calumbi, Serra Talhada, Floresta e Itacuruba, todas no estado de Pernambuco. Nesta última cidade, o rio se encontra com o rio São Francisco, do qual é afluente.

É um rio sazonal que abastece 28 municípios.[3]

Poluição[editar | editar código-fonte]

Outrora de águas límpidas, hoje o rio se encontra extremamente poluído em virtude do despejo de esgoto doméstico ao longo de todo o seu trajeto.[4]

Referências

  1. G1. Disponível em http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/abtv-1edicao/videos/v/esgostos-desaguam-no-rio-pajeu-no-sertao-de-pernambuco/4901932/. Acesso em 16 de fevereiro de 2017.
  2. NAVARRO, E. A. Dicionário de Tupi Antigo: a Língua Indígena Clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013. p. 590.
  3. G1. Disponível em http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/abtv-1edicao/videos/v/esgostos-desaguam-no-rio-pajeu-no-sertao-de-pernambuco/4901932/. Acesso em 16 de fevereiro de 2017.
  4. G1. Disponível em http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/abtv-1edicao/videos/v/esgostos-desaguam-no-rio-pajeu-no-sertao-de-pernambuco/4901932/. Acesso em 16 de fevereiro de 2017.
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Rio Pajeú
Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.