Rio Pardo (Minas Gerais)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura outros significados de Rio Pardo, veja Rio Pardo (desambiguação).
Rio Pardo
uma ilustração licenciada gratuita seria bem-vinda
Localização
País
Dimensões
Comprimento
48 km
Hidrografia
Tipo
Bacia hidrográfica
Área da bacia
337 km²
Nascente
Altitude da nascente
660 m
Foz
Altitude da foz
160 m
RIO PARDO
Rio Pardo

O rio Pardo é um curso de água que banha a região Sudoeste do estado de Minas Gerais. É um afluente da margem direita do rio Pomba e, portanto, um subafluente do rio Paraíba do Sul.

Apresenta 48 km de extensão e drena uma área de 337 km².[1] Suas nascentes localizam-se no município de Argirita, a uma altitude de 680 metros[2]. Em seu percurso, banha a cidade de Argirita e o distrito de Piacatuba, no município de Leopoldina.[3] A partir da confluência do córrego Estrela, o rio Pardo marca o limite entre os municípios de Leopoldina e Cataguases até sua foz no Rio Pomba[4].

Referências

  1. «Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas». Agência Nacional de Águas (ANA). Consultado em 15 de outubro de 2012. 
  2. «Carta do Brasil SF-23-X-D-V-1 Argirita» (JPG). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 15 de outubro de 2012. 
  3. «Carta do Brasil SF-23-X-D-II-3 Astolfo Dutra» (JPG). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 15 de outubro de 2012. 
  4. «Carta do Brasil SF-23-X-D-II-4 Cataguases» (JPG). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 15 de outubro de 2012. 
Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.