Rio Piraí (Rio de Janeiro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rio Piraí
Rio Piraí (Rio de Janeiro)
Estuário do Rio Piraí, visto ao amanhecer
Foz Rio Paraíba do Sul
País(es)  Brasil

O rio Piraí é um curso de água que banha o estado do Rio de Janeiro, no Brasil. A sua foz é no rio Paraíba do Sul, no município de Barra do Piraí. O rio Piraí é represado pela Barragem de Santana (esta controlada pela Light Serviços Elétricos S/A). Também no rio Piraí está localizada a Elevatória do Vigário, no Centro de Piraí.

O rio corta, desde sua nascente, localizada no município de Bananal, no Estado de São Paulo, os municípios de Rio Claro e Piraí e, em sua foz, o de Barra do Piraí. Além disso, marca a fronteira estadual entre São Paulo e Rio de Janeiro e do município paulista de Bananal com o município fluminense de Rio Claro, onde penetra o território do Estado do Rio de Janeiro.

O rio Piraí era originalmente um tributário da bacia do rio Paraíba do Sul, porém, no início do século 20, seu curso foi transposto para a bacia do rio Guandu [1].

Topônimo[editar | editar código-fonte]

O nome "Piraí" tem origem na língua tupi e significa "rio dos peixes", através da junção dos termos pirá (peixe) e 'y (rio)[2].

Referências

  1. de Brito, Victor; Buckup, Paulo Andreas (2019). «The fish fauna of the upper Piraí drainage, a transposed mountain river system in southeastern, Brazil». Check List. 15 (1): 235-247 
  2. NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. 3ª edição. São Paulo. Global. Ática. 2005. p. 42.
Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.