Rio Qiantang

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ponte sobre o Rio Qiantang

O Rio Qiantang (Chinês simplificado: 钱塘江; Chinês tradicional: 錢塘江; Pinyin: Qiántáng Jiāng, também conhecido como Rio Qian) é um rio do sudeste da China que nasce nas fronteiras das províncias de Anhui e Jiangxi e passa por Hangzhou, a capital da província de Zhejiang, antes de correr para o Mar da China Oriental, desaguando na Baía de Hangzhou.

O Qiantang é também a extremidade sul do antigo Grande Canal que liga cinco grandes rios da China, de norte a sul, possibilitando a navegação de Hangzhou para o norte, até Pequim, através do canal.

O rio e a baía são conhecidos por apresentarem a maior pororoca do mundo, com uma altura de até 9 metros, e uma velocidade de até 40 quilômetros por hora. O fenômeno, que tem início na baía, provoca no rio uma onda que tem, geralmente, de 1,5 a 4,6 metros de altura, e que passa por Hangzhou, ameaçando as operações de embarcações no porto. A pororoca do Qiantang é tão perigosa que, até recentemente, nenhum indivíduo que tentou praticar o surf nela conseguiu permanecer de pé na prancha por mais de 11 segundos. 1

Referências[editar | editar código-fonte]