Rio São João (Minas Gerais)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rio São João
Nascente Espera Feliz
Altitude da nascente 1100 m
Foz Rio Itabapoana
Altitude da foz 620 m
Afluentes
principais
Rio Caparaó
País(es)  Brasil

O rio São João é um rio que banha a Zona da Mata do estado de Minas Gerais, no Brasil. É o principal formador do rio Itabapoana. As nascentes do rio São João localizam-se a uma altitude de aproximadamente 1 100 metros, no município de Espera Feliz[1] .

Em seu percurso, o rio São João atravessa as cidades de Espera Feliz e Caiana[2] . Antes da cidade de Espera Feliz, o rio São João recebe as águas de seu principal afluente, o rio Caparaó, que nasce junto ao pico da Bandeira, na serra do Caparaó[3] . Após a cidade de Caiana, na divisa entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, o rio São João recebe as águas do rio Preto, que também nasce na serra do Caparaó[3] , formando, aí, o rio Itabapoana.[4] .

Referências

  1. «Carta do Brasil SF-23-X-B-VI-2 Carangola» (JPG). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 14 de janeiro de 2011. 
  2. «Carta do Brasil SF-24-V-A-IV-1 Espera Feliz» (JPG). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 14 de janeiro de 2011. 
  3. a b «Carta do Brasil SF-24-V-A-I-3 Manhumirim» (JPG). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 14 de janeiro de 2011. 
  4. «Carta do Brasil SF-SF-24-V-A-IV-3 Varre-Sai» (JPG). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 14 de janeiro de 2011. 
Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.