Rio São João (Rio de Janeiro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura outros significados de Rio São João, veja Rio São João.
Rio São João
uma ilustração licenciada gratuita seria bem-vinda
Localização
País
Dimensões
Comprimento
120 km
Hidrografia
Tipo
Área da bacia
2.160 km²
Nascente
Serra do Mar, Cachoeiras de Macacu, num ramo da serra conhecido por Serra do Sembe
Altitude da nascente
800 m
Foz

O Rio São João é um rio brasileiro que banha o estado do Rio de Janeiro. Nasce na Serra do Mar, próximo à área de proteção ambiental de Macaé de Cima, nos limites entre os municípios de Silva Jardim com Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, sendo uma importante fonte de abastecimento de água das cidades compreendidas pela Região dos Lagos, o motivo do represamento da lagoa de Juturnaíba. Sua foz é na localidade de Barra de São João, distrito praiano de Casimiro de Abreu[1].

A bacia do Rio São João está situada a 22 20’e 22 50’de latitude sul 42 00’ e 42 40’ de longitude oeste numa superfície de 2.160 km e perímetros de 266 km. A região Hidrográfica do Rio São João tem o formato de uma pera, a maior distancia Leste-Oeste é de 67 km e a de Norte-Sul de 43 km. O ponto mais elevado está a 1.719 metros.

Seus afluentes pela margem esquerda são os rios Panelas, São Lourenço, Aguas Claras, dos Pirineus ou Crubixais, Bananeiras e Riachão, o córrego do Espinho, os rios Maratuã, Indaiaçu, Aldeia Velha, Dourado e Lontra e as valas dos meros, dos Medeiros e da Ponte Grande. Pela margem direita desaguam os rios Gaviões, do Ouro, os córregos Cambucás, Salto D´água, e Ramiro, os rios Morto e Camarupi, as valas sdo Consórcio, Jacaré e Pedras e por fim o rio Gargoá.

Referências

  1. Cyan (3 de novembro de 2010). «Rio São João: agressões sem fim». Consultado em 24 de agosto de 2013 

Além de seus benefícios naturais o Rio São João proporciona aos aventureiros, mais ou menos acometidos, experiências maravilhosas, pois pode-se tranqüilamente navegar em suas águas para lazer utilizando jet-skis, barcos, caiaques ou pranchas de Stand Up Paddle, por ser um Rio de águas límpidas e suas margens serem bastantes distantes umas das outras além de fazer partida reserva federal de Poço das Antas, localizada entre os municípios de Silva Jardim e Casimiro de Abreu (RJ), torna-se um dos poucos rios do estado do Rio de Janeiro a compreender um bioma único, pois de sua nascente a foz o rio é protegido e monitorado diariamente, posso falar como assíduo freqüentador do mesmo remando de SUP, com fiscalização intenssa, o que torna o rio, um paraíso aos praticantes do SUP, e aos amantes da natureza!


Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.