Rio Tarn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Tarn
Albi castelviel pont vieux.jpg

O rio Tarn em Albi

Localização
País
Localização
Coordenadas
Dimensões
Comprimento
380,2 kmVisualizar e editar dados no Wikidata
Hidrografia
Tipo
Bacia hidrográfica
Área da bacia
15 700 km²
Nascente
Altitude da nascente
1550 m
Afluentes
principais
Rio Agout, Jonte River (en), Dourbie (en), Alrance (d), Rio Aveyron, Cernon (d), Dourdou de Camarès (en), Tarnon (d), Muze (d), Rance (d), Lemboulas (d), River Tescou (en), Rûnes (d), Briançon (d), Caussels (d), Coudols (d), Gaycre (d), Gos (d), Lumensonesque (d), Lègue (d), moulin de Trouche (d), Rieumalet (d), Saudronne (d), Saudronne (d), Souhet (d), Trébans (d), Valat des Chanals (d), Luzert (d), Rieu Tort (d), Rieu Vergnet (d), Riou Frayzi (d), Ruisseau de Carrofoul (d), Ruisseau de Caussels (d), Ruisseau de Coules (d), Ruisseau de Larone (d), Ruisseau de Maribenne (d), Ruisseau de Palmola (d), Ruisseau de Payrol (d), Ruisseau de Passe (d), Ruisseau de Sieurac (d), Ruisseau de Vieulac (d), Ruisseau des Rodes (d), Ruisseau du Séoux (d), Ruisseau du Vergnet (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Afluentes
esquerda
Afluentes
direita
Caudal médio
200 m³/s
Foz
Altitude da foz
65 m

Tarn é um rio do sul da França. É, com o rio Lot, um dos principais afluentes do rio Garona, no qual desagua pela margem direita. O Tarn deu nome a dois departamentos franceses: Tarn e Tarn-et-Garonne. O Tarn corre aproximadamente para oeste, a partir da sua nascente aos 1550 m no Monte Lozère, nas montanhas de Cévennes, parte do Maciço Central, por desfiladeiros profundos denominados Gorges du Tarn até Moissac em Tarn-et-Garonne, onde se junta ao rio Garona 4 km a jusante do centro da cidade.

A sua bacia hidrográfica cobre cerca de 12 000 km², drenando cerca de 140 m³ por segundo. Em 1930 houve catastróficas inundações quando o Tarn transbordou, subindo mais de 17 m além do seu nível normal em Montauban. A tragédia provocou cerca de 300 mortes.

O viaduto de Millau atravessa o vale do rio Tarn perto de Millau, e é hoje uma das atrações da região.

O rio Tarn passa nos seguintes departamentos e cidades:

Entre os seus principais afluentes contam-se:


Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

A confluência dos rios Tarn e Garona
Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.