Rio Umari

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rio Umari
uma ilustração licenciada gratuita seria bem-vinda

Rio Umari

Localização
País
Localização
Altitude
63 mVisualizar e editar dados no Wikidata
Coordenadas
Hidrografia
Tipo
Nascente
Serra de Catolé Divisa Rio Grande do Norte e Paraíba
Altitude da nascente
+600 m
Afluente
principal
riacho Gavião, riacho Quixeré, riacho Olho d'Água do Borges
Foz
Rio Apodí

O rio Umari é um curso de água localizado na mesorregião do Oeste Potiguar no estado do Rio Grande do Norte. Nasce na na divisa com a Paraíba e desagua no rio Apodi. Seu nome deriva do "umari", a fruta da umarizeira, planta abundante em suas margens.

O rio passa pelos municípios de Catolé do Rocha (apenas partes da nascente), João Dias, Almino Afonso, Lucrécia, Umarizal, Olho-d'Água do Borges, Caraúbas, Felipe Guerra e Apodi. É seco por certa parte do ano. No rio, já foram construídos vários açudes e barragens, como o Açude do Rodeador, em Umarizal.

É conhecido como "rio da esperança", porém com a poluição ocorrida em munícios como Lucrécia e a assoreação vinda do intenso desmatamento, está em risco a continuidade deste rio.

O seu principal afluente é o riacho Gavião, destacando-se ainda o riacho Olho d'Água do Borges e o riacho Quixeré, além de diversos córregos que mantêm seu leito durante alguns meses.

Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.