Rio Vendeia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rio Vendée (ou Vendeia)
O rio Vendée visto após a ponte de Fontenay-le-Comte
Comprimento 81.7 km
Nascente Saint-Paul-en-Gâtine
Foz Rio Sèvre Niortaise
Área da bacia 675 km²
Afluentes
principais
Mère, Longèves
País(es)  França

O rio Vendée (em português também chamado Vendeia) é um rio do departamento francês da Vendée (Vendeia), ao qual deu seu nome. É afluente do rio Sèvre Niortaise.

Tendo sua nascente em Saint-Paul-en-Gâtine, em Deux-Sèvres, atravessa a vila de Fontenay-le-Comte, e conflui com o rio Sèvre Niortaise em L'Ile-d'Elle, próximo de Marans. Tem 81,7 km de comprimento[1].

Banha os seguintes départements e comunas:

Principais afluentes[editar | editar código-fonte]

Situação[editar | editar código-fonte]

De sua fonte até a Pont-Neuf de Fontenay-le-Comte, o Vendée é um curso de água de uso comunal. Seu leito e seus bancos são de propriedade dos ribeirinhos. Abaixo da Pont-Neuf e até à sua confluência com o rio Sèvre Niortaise, passa a ser de domínio do Estado.

Um plano de prevenção do risco de inundação (PPRI), para a localidade de Fontenay-le-Comte e vizinhança foi aprovado em 2001.

Um esquema de gestão de águas (Schéma d'aménagement et de gestion des eaux ou SAGE, em francês) está em fase de elaboração para a totalidade da bacia do Vendéia.

O Vendée não faz mais parte da relação de vias navegáveis.

Instalações[editar | editar código-fonte]

As barragens de Albert (3 Mm³), de Mervent (8,3 Mm³) e de Pierre-Brune (3,05 Mm³) formam o mais importante complexo de produção de água potável do departamento, com uma capacidade total de 20 000 a 36 000 m³/hora.

Referências

  1. SANDRE. «rivière la vendee (N7--018-)». Consultado em 21 de março de 2009