Rio Water Planet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rio Water Planet
Localização Rio de Janeiro, RJ,  Brasil
Endereço Estrada dos Bandeirantes, 24.000.
Slogan A oitava maravilha do mundo
Aberto em Outubro de 1998
Fechado em 04 de Outubro de 2018
Funcionamento sexta a domingo das 10h às 17h.
Área 400 mil m²
Atrações 45
Website www.riowaterplanet.com.br

O Rio Water Planet foi um parque aquático localizado em Vargem Grande, bairro do Rio de Janeiro, capital do estado homônimo.Foi criado em 1998 pelo atual dono chamado Cleilton Menezes. Tinha uma área total de 400000 m² e ficava no pé do Maciço da Pedra Branca. Com mais de 40 atrações, o parque tinha atrações bem diversificadas como toboáguas, piscina de ondas, rio lento, corredeiras, além de um complexo infantil para crianças de 2 à 6 anos. Era o maior parque aquático da América Latina. No dia 16 de agosto de 2018 a Justiça determinou o despejo do parque que encerrou definitivamente as atividades em 04 de Outubro do mesmo ano.

Fechamento do Parque[editar | editar código-fonte]

A 3ª Vara Cível da Barra da Tijuca determinou o despejo do Rio Water Planet, que foi cumprido em 16 de agosto de 2018. Tratou-se de uma ação movida pelos donos do terreno contra os administradores do parque. O contrato de locação terminou em 2014, mas o parque continuou funcionando normalmente por mais 4 anos sem pagar o aluguel do terreno no valor de R$ 150 mil por mês. O parque encerrou as atividades definitivamente em 04 de Outubro de 2018.

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

No dia 1° de fevereiro de 2001 A queda do teleférico no parque, deixou 10 pessoas feridas.

O acidente aconteceu por volta das 12h30, quando cerca de 3.500 pessoas estavam no local. O parque foi interditado pela Defesa Civil municipal.

Uma vistoria preliminar feita por peritos da Defesa Civil municipal constatou que o cabo do teleférico saiu da roldana que fica no topo do teleférico, a uma altura de cerca de seis metros, provocando a queda de 12 cadeiras duplas, todas ocupadas.

Um erro na operação do equipamento teria causado o acidente.[1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre parque aquático é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

https://blogs.oglobo.globo.com/ancelmo/post/justica-determina-o-despejo-do-rio-water-planet-na-zona-oeste-da-cidade.html