Rio das Cinzas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rio das Cinzas
Rio das Cinzas 021206 REFON.jpg

O rio próximo a Bandeirantes

Localização
País
Localização
Altitude
353 mVisualizar e editar dados no Wikidata
Coordenadas
Hidrografia
Tipo
Bacia hidrográfica
Nascente
Foz

O rio das Cinzas é um rio brasileiro que banha o estado do Paraná.[1] É o principal curso de água doce do Norte Pioneiro do Estado do Paraná. Possui uma extensão de 240 Km e sua bacia abrange uma área de drenagem total de 9.645 Km².[2]

O rio das Cinzas nasce na Serra de Furnas,[1] no município de Piraí do Sul a oeste da Escarpa Devoniana e corre me direção ao rio Paranapanema,[2] trajeto pelo qual recebe diversos afluentes, como o rio Laranjinha e o rio Jacarezinho[1] e ajuda a alimentar outros rios da região.

Foi no rio em que os bandeirantes acharam ouro e diamantes, em pequenas proporções, embora muito garimpado no início do século XX.

Ainda é um rio de águas limpas, embora já receba muita poluição por onde passa.

Por ser considerado um rio ainda muito limpo, muitos pescadores ainda tiram desse rio a sua fonte de renda e outras por lazer.

No Rio das cinzas, pra baixo da ponte de Santo Antonio da Platina e Ribeirão do Pinhal, se encontra um balanço de Aventura, no Sitio Irmãos Dutra, sob os cuidados de Adriano Dutra e Leandro Dutra, um Racho de encontro de Amigos no Verão, onde tem acampamento e saltos na aguá.

Referências

  1. a b c «ambientebrasil - portal ambiental». Ambientebrasil.com. Consultado em 28 de julho de 2011. 
  2. a b «CBHNP - Caraterização - CBH-PARANAPANEMA». Paranapanema.org. Consultado em 23 de março de 2015.. Cópia arquivada em 19 de fevereiro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.