Rio das Mortes (Mato Grosso)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rio das Mortes
Comprimento 1.200 km km
Nascente Serra de são vicente - MT
Foz Rio Araguaia
País(es)  Brasil

O rio das Mortes, também conhecido como rio Manso, é um curso de água que banha o estado de Mato Grosso, Brasil. Encontra-se na bacia Araguaia-Tocantins tendo extensão total de 1.200 quilômetros. Desagua no rio Araguaia, 20 quilômetros a montante de São Félix do Araguaia. É um dos grandes atrativos para o ecoturismo da região.

Origens do topônimo[editar | editar código-fonte]

O nome rio das Mortes foi colocados pelos índios Xavantes, devido às grandes batalhas com os bandeirantes às margens do rio. Não deve ser confundido com seu homônimo rio das Mortes que banha o estado de Minas Gerais e que é afluente do rio Grande, cujo principal afluente é o rio Carandaí que desemboca na altura de São João del-Rei.

Características[editar | editar código-fonte]

O rio Manso sustenta um grande ecossistema e é tido como o terceiro rio do mundo de água mais pura. Praticamente 40% de sua extensão se encontra em reserva ecológica, da qual a entrada só é permitida através da prévia autorização dos órgãos competentes como a FUNAI e o IBAMA . A declividade do rio das Mortes' é baixa, o leito é arenoso e a flutuação do nível d’água, entre enchente e vazante, é bastante significativa. As águas altas ocorrem entre dezembro e maio e a estiagem é máxima nos meses de setembro ou outubro. Além de banhar o estado de Mato Grosso, é um dos grandes atrativos para o ecoturismo da região.

Cidades banhadas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.