Rio das Mortes (Mato Grosso)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rio das Mortes
Comprimento 1.200 km km
Nascente Serra de são vicente - MT
Foz Rio Araguaia
País(es)  Brasil

O rio das Mortes, também conhecido como rio Manso, é um curso de água que banha o estado de Mato Grosso, Brasil. Encontra-se na bacia Araguaia-Tocantins tendo extensão total de 1.200 quilômetros. Desagua no rio Araguaia, 20 quilômetros a montante de São Félix do Araguaia. É um dos grandes atrativos para o ecoturismo da região.

Origens do topônimo[editar | editar código-fonte]

O nome rio das Mortes foi colocados pelos índios Xavantes, devido às grandes batalhas com os bandeirantes às margens do rio. Não deve ser confundido com seu homônimo rio das Mortes que banha o estado de Minas Gerais e que é afluente do rio Grande, cujo principal afluente é o rio Carandaí que desemboca na altura de São João del-Rei.

Características[editar | editar código-fonte]

O rio das Mortes sustenta um grande ecossistema e é tido como o segundo rio do mundo de água mais pura. Praticamente 40% de sua extensão se encontra em reserva ecológica, da qual a entrada só é permitida através da prévia autorização dos órgãos competentes como a FUNAI e o IBAMA . A declividade do rio das Mortes' é baixa, o leito é arenoso e a flutuação do nível d’água, entre enchente e vazante, é bastante significativa. As águas altas ocorrem entre dezembro e maio e a estiagem é máxima nos meses de setembro ou outubro. Além de banhar o estado de Mato Grosso, é um dos grandes atrativos para o ecoturismo da região.

Cidades banhadas[editar | editar código-fonte]

Turismo[editar | editar código-fonte]

O maior potencial turístico esta situado no município de Novo São Joaquim-MT no Distrito Cachoeira da Fumaça já consta no calendário anual todo mês de setembro o Festival de Pesca a mais de 12 anos que reúne mais de 20 mil pessoas durante o evento. (Fundadora do Festival de Pesca - 1ª Dama ELEN CRISTINA RIBEIRO no ano de 2006.

Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

A bacia do rio Mortes (MRB) está localizada no estado de Mato Grosso, com a sua fonte na Serra São Lourenço, Campo Verde (MT) e flui no rio Araguaia, em São Félix do Araguaia (MT), sua extensão é 1.200 quilômetros. Sua área total de vinte e um municípios que cobrem toda a bacia é de 61,662,20 quilômetros quadrados, ou 6,82% do estado da área total. Existem registros de décadas recentes que mostram uma intensa expansão de áreas convertidas para uso na agricultura e pecuária.