Regola (rione de Roma)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rione VII - Regola)
Ir para: navegação, pesquisa
Map of Rione VII - Regola.

Regola é o nome de um dos vinte e dois riones de Roma, oficialmente numerado como Rione VII, localizado no Municipio I. Seu nome vem de "Arenula" (um termo ainda presente na moderna Via Arenula), uma espécie de areia ("arena") fina que Tibre deixava para trás depois de suas cheias e que formou faixas arenosas na margem esquerda.

História[editar | editar código-fonte]

Brasão de Regola: um veado empinando num fundo turquesa.

No período imperial, a área era parte do Campo de Marte e a principal referência em Regola era o Trigário (em latim: Trigarium), o estádio onde os corredores da "triga" (uma biga com três cavalos) treinavam.

O imperador Augusto dividiu Roma em 14 regiões e, neste período, a área do rione Regola pertencia à Região IX - Circo Flamínio. Na Idade Média passou a fazer parte da região 7 (Pompeu) juntamente com o rione Parione, mas suas fronteiras na época eram obscuras.

Por conta das frequentes enchentes do Tibre, a área era considerada insalubre e foi drenada no final da Idade Média. Em 1586, quando o rione Borgo foi criado, o número de riones foi aumentado e Regola tornou-se o Rione VII, com o nome em latim de "Arenule et Chacabariorum". Em 1875, depois que as margens do Tibre foram muradas, a aparência do local mudou completamente, principalmente pela remoção da vegetação que crescia na margem do rio havia séculos.

Vias e monumentos[editar | editar código-fonte]

Edifícios[editar | editar código-fonte]

Palácios[editar | editar código-fonte]

Igrejas[editar | editar código-fonte]

Igrejas desconsagradas
Igrejas demolidas

Ligações históricas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Regola (rione de Roma)