Rita Borralho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rita Borralho
Atletismo
Modalidade fundista
Nascimento 21 de março de 1954 (63 anos)
Vila Nova de São Bento, Serpa, Portugal
Nacionalidade Portugal Portugal
Compleição Peso: 55 Kg. Altura: 1,63
Clube Sport Lisboa e Benfica (1983 - 1984)
Maratona CP (1991)
Individual (1992)
Período em atividade (1983 - 1992)

Rita Maria Varela Borralho (Vila Nova de São Bento, Serpa - 21 de Março de 1954), é uma atleta olímpica portuguesa que representou o Sport Lisboa e Benfica durante cerca de 20 anos, tendo igualmente competido pelo Maratona Clube de Portugal e pelo Clube Xistarca. Foi uma das melhores da sua geração em provas de atletismo de meio fundo e fundo, nacionais e internacionais (década de 80 e inicio dos anos 90), a par de nomes como Carlos Lopes, Rosa Mota, Aurora Cunha, Albertina Dias, Conceição Ferreira, António Leitão, Fernando Mamede, João Campos, entre outros.

Sobressaiu nas distâncias de 10000 metros e maratona, sendo recordada como a primeira grande maratonista portuguesa de nível internacional, contribuindo para o sucesso daquela que foi considerada a "geração de ouro" do atletismo português.

Venceu a maratona de Barcelona em 1982, a maratona de New Jersey em 1986 e a maratona de Lisboa em 1991.

Actualmente desempenha as funções de assessora desportiva, apoiando atletas profissionais e amadores, numa vertente direccionada não apenas para o desempenho desportivo como também para a saúde e o bem estar geral. Sempre permaneceu ligada ao atletismo em Portugal e no Brasil e entre outras actividades foi criadora em parceria com a atleta olímpica por si treinada Janete Mayal da assessoria desportiva Mayal Athletics no Brasil, fundadora do Maratona Clube do Brasil, e fundadora da assessoria desportiva RB Running em Portugal.

Recordes Pessoais[editar | editar código-fonte]

Campeonatos Nacionais[editar | editar código-fonte]

Jogos Olímpicos[editar | editar código-fonte]

Campeonatos do Mundo[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]