Rita Borralho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rita Borralho
Atletismo
Nome completo Rita Maria Varela Borralho
Modalidade fundista
Nascimento 21 de março de 1954 (69 anos)
Vila Nova de São Bento, Serpa, Portugal
Nacionalidade Portugal Portugal
Compleição Peso: 55 Kg. • Altura: 1,63
Clube Sport Lisboa e Benfica (1983 - 1984)
Maratona CP (1991)
Individual (1992)
Período em atividade (1983 - 1992)

Rita Maria Varela Borralho (Vila Nova de São Bento, Serpa, 21 de março de 1954), foi uma atleta olímpica portuguesa que representou o Benfica durante cerca de 20 anos, tendo igualmente competido pelo Maratona Clube de Portugal e pelo Clube Xistarca. Foi uma das melhores da sua geração em provas de atletismo de meio fundo e fundo, nacionais e internacionais (década de 80 e inicio dos anos 90), a par de nomes como Carlos Lopes, Rosa Mota, Aurora Cunha, Albertina Dias, Conceição Ferreira, António Leitão, Fernando Mamede, João Campos, entre outros.

Sobressaiu nas distâncias de 10000 metros e maratona, sendo recordada como a primeira grande maratonista portuguesa de nível internacional, contribuindo para o sucesso daquela que foi considerada a "geração de ouro" do atletismo português.

Venceu a maratona de Barcelona em 1982, a maratona de New Jersey em 1986 e a maratona de Lisboa em 1991.

Actualmente desempenha as funções de assessora desportiva, apoiando atletas profissionais e amadores, numa vertente direccionada não apenas para o desempenho desportivo como também para a saúde e o bem estar geral. Sempre permaneceu ligada ao atletismo em Portugal e no Brasil e entre outras actividades foi criadora em parceria com a atleta olímpica por si treinada Janete Mayal da assessoria desportiva Mayal Athletics no Brasil, fundadora do Maratona Clube do Brasil, e fundadora da assessoria desportiva RB Running em Portugal.

Recordes Pessoais[editar | editar código-fonte]

Campeonatos Nacionais[editar | editar código-fonte]

Jogos Olímpicos[editar | editar código-fonte]

Campeonatos do Mundo[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]