Robert Barker (pintor)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, en:Robert Barker (painter) e melhore este verbete conforme o guia de tradução.

Robert Barker (Kells.[1] 1739 - 1806) foi um pintor irlandês.

O pintor e retratista irlandês itinerante cunhou o termo "panorama", do grego pan ("tudo") horama ("vista"), em 1792 para descrever suas pinturas de Edimburgo, Escócia.

Em 1793 ele moveu seus panoramas para o primeiro edifício construído especialmente para isso em Leicester Square, e fez fortuna.

Pessoas, ao pagar 3 xelins, tiveram a oportunidade de estar em uma plataforma central sob uma claraboia, que oferecia uma iluminação, e começava aí uma experiência “panorâmica”.

O panorama de Barker foi bem bem sucedido e gerou uma série de panoramas “imersivos”. Na Europa, os panoramas criavam eventos de batalhas históricas, notáveis pelo pintor Franz Roubaud.

A maioria de cidades europeias principais possuíam uma estrutura para exibição do panorama. Estes grandes panoramas do fixo-círculo declinaram na popularidade no último terço do século XIX, embora nos Estados Unidos experimentassem um renascimento parcial; neste período, foram referidos mais geralmente como cycloramas.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. [1] Barker Coat of Arms. Retrieved August 02, 2008.

Veja também[editar | editar código-fonte]