Robert C. Merton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2013).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Robert C. Merton
Nascimento 31 de julho de 1944 (72 anos)
Nova Iorque, NI
Nacionalidade Estados Unidos estadunidense
Alma mater Universidade de Columbia
Instituto de Tecnologia da Califórnia
Instituto de Tecnologia de Massachusetts
Orientador(es) Paul Samuelson
Campo(s) Finanças e economia

Robert C. Merton (Nova Iorque, 31 de Julho de 1944) é um economista estadunidense.

Publicou o artigo Theory of Rational Option Pricing em 1973. Dividiu com Myron Scholes o Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel em 1997,[1] pelos seus estudos sobre o mercado de ações, em particular no desenvolvimento da fórmula de Black-Scholes (em que Black é o economista Fischer Black, já falecido no momento da premiação).

Ele é filho de Robert K. Merton. Robert C. Merton nasceu na cidade de Nova Iorque, estuda na Universidade de Colúmbia e em 1966 forma-se em engenharia matemática. Quatro anos depois obtém o título de doutor em economia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Entre 1970 e 1988 trabalha como professor da área financeira do MIT.[2] Nesse período entra em contato com os economistas Myron Scholes e Fischer Black, que acabam de publicar a fórmula conhecida como Black-Scholes, posteriormente aperfeiçoada por Merton.

A fórmula é usada até hoje por operadores e investidores, em todo o mundo, para estimar a volatilidade das ações nos mercados financeiros. Em 1986 assume o cargo de presidente da Associação Financeira Americana. Premiado por instituições financeiras e de pesquisa de diversas partes do mundo, é eleito membro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos em 1993.

Três anos depois, recebe o título de doutor honoris causa da Universidade de Lausanne, na Suíça, e em 1997 torna-se doutor honorário da Universidade de Paris. Foi professor da Universidade de Harvard entre 1988 e 2010. Atualmente Robert C. Merton é professor de finanças no MIT e pesquisador residente na Dimensional Fund Advisors.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Merton, Robert C. (1973). «Theory of Rational Option Pricing» (PDF). The RAND Corporation. Bell Journal of Economics and Management Science (em inglês). 4 (1): 141–183. doi:10.2307/3003143. Consultado em 28 de janeiro de 2013  |lingua2= e |idioma= redundantes (ajuda)
  2. «Biography — Robert C. Merton». Faculty research Department (em inglês). Harvard Business School. Consultado em 28 de janeiro de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]