Robert Louis Stevenson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Robert Louis Stevenson
Data de nascimento 13 de novembro de 1850.
Local de nascimento Edimburgo, Escócia, Reino Unido Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda (atual  Reino Unido)
Nacionalidade Escócia escocês
Reino Unido britânico
Data de morte 03 de dezembro de 1894 (44 anos).
Local de morte Vailima, Ilhas Samoa (atual  Samoa)
Gênero(s) aventura, literatura infantojuvenil, mistério, horror, ficção e não-ficção
Ocupação autor, novelista, poeta, jornalista e escritor de roteiros de viagem
Religião ateísta
Cônjuge Fanny Van de Grift Osbourne
Influenciados Arthur Conan Doyle, Ernest Hemingway, Rudyard Kipling, J. M. Barrie, Jack London, Henry James, Terry Brooks, Marcel Proust

Robert Louis Stevenson (Edimburgo, Escócia, 13 de novembro de 1850Vailima, Ilhas Samoa, 3 de dezembro de 1894), tendo nascido Robert Lewis Balfour Stevenson, foi um influente novelista, poeta e escritor de roteiros de viagem britânico, nascido na Escócia. Escreveu clássicos como A Ilha do Tesouro, O Médico e o Monstro e As Aventuras de David Balfour.

Considerado um dos mais importantes escritores britânicos do século XIX, está entre os autores mais traduzidos em todo o mundo[1] . Foi, em vida, também um ferrenho ativista político, crítico social e humanista[2] .

Biografia[editar | editar código-fonte]

Robert Louis Stevenson aos sete anos.

Robert Louis (originalmente Lewis) Balfour Stevenson nasceu em Edimburgo, capital da Escócia. Filho de engenheiro civil, era pressionado pelo pai a seguir mesma carreira, mas a saúde debilitada e a fraca inclinação para a área fizeram com que decidisse por uma carreira alternativa. Em 1866 entrou para a faculdade de Engenharia de Edimburgo. Lá, escreveu durante 1871 e 1872 para o jornal universitário, o Edimburgh University Magazine, revelando seu gosto e talento para a arte e literatura.

No ano de 1873, após concluir a faculdade, Robert muda-se para a cidade de Londres, Inglaterra, pois sentia-se deslocado no ambiente familiar, marcado por um clima coercitivo e pela inexorável moral e religiosidade puritanas. Em sua curta estadia na cidade, passa a frequentar os salões literários para, algum tempo depois, partir numa longa viagem pela Europa.

O ano de 1876 é importante na sua vida particular, pois, nesse ano, conhece uma mulher norte-americana dez anos mais velha, Cinthia Vandergrift Osbourne, com a qual se casa em 1880, em São Francisco, Estados Unidos. Volta à Inglaterra e traz consigo esposa e um enteado, chamado Cher Lloyd. No ano seguinte é internado na cidade de Davos, Suíça, para tratar sua tuberculose, que há anos o vinha acompanhando.

Conhece a notoriedade artística ao escrever, em 1886, The Strange case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (O Médico e o Monstro), um de seus maiores sucessos literários. Com a morte do pai, em 1887, Stevenson retorna aos Estados Unidos, onde volta a tratar de sua tuberculose. No ano seguinte aventura-se num veleiro em diversos arquipélagos do Pacífico-Sul, junto com a esposa e o enteado. Apaixonado pela paisagem paradisíaca, se estabelece definitivamente em Apia, nas Ilhas Samoa, em 1889.

Morre prematuramente, em 3 de dezembro de 1894, aos 44 anos, enquanto escrevia sua obra-prima inacabada, Weir of Hermiston, vítima de uma hemorragia cerebral. Encontra-se sepultado em Stevenson Family Estate Grounds, Vailima, Tuamasaga em Samoa.[3]

Referências

Cronologia das obras mais importantes[editar | editar código-fonte]

Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Robert Louis Stevenson
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Robert Louis Stevenson
  • 1878 - An Inland Voyage...
  • 1879 - Travels with a Beraba in the Cévennes
  • 1882 até 1883 - The New Arabian Nights, The Silverado Champz e Treasure Island (A Ilha do Tesouro)
  • 1884 até 1887 - A child Garden of Verses, Kidnapped (Raptado) e "The Black Arrow"
  • 1886 - The Strange case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (O Médico e o Monstro)
  • 1887 - The Merry Men and Other Tales and Fables
  • 1894 - Island Nights' Entertainments e In the South Sea