Robert Vonnoh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Robert Vonnoh
Nascimento 17 de setembro de 1858
Hartford
Morte 28 de dezembro de 1933
Nice
Cidadania Estados Unidos
Alma mater Academia Julian, Academia de Belas-Artes da Pensilvânia
Ocupação pintor
Magnum opus In Flanders Field - Where Soldiers Sleep and Poppies Grow
Bessie Potter Vonnoh

Robert William Vonnoh (17 de Setembro de 18581933) foi um pintor impressionista dos Estados Unidos da América, conhecido pelos seus retratos e paisagens. Ficou conhecido por ter feito grandes viagens na costa leste americana e também pela França, mais especificamente pela colônia de artistas conhecida como Grez-sur-Loing.

Estudou em Paris com mestres como Gustave Boulanger e Jules Joseph Lefebvre, Ensinou na Cowles Art School em Boston (1884-1885),ena escola do Museu de Belas Artes de Boston (1883-1887) e na Pennsylvania Academy of the Fine Arts (1891-1896).

Vonnoh foi designado membro da National Academy of Design em 1906.

Sua mulher, Bessie Potter Vonnoh (1872-1955) foi escultora.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Robert William Vonnoh nasceu em 17 de setembro de 19858, em Hartford, em Connecticut, nos Estados Unios. Ele estudou em Boston na Massachusetts Normal Art School, a qual agora se chama Escola de Artes e Design de Massachusetts[1] (Massachusetts College of Art and Design). Posteriormente, o pintor foi estudar em Paris, na Académie Julian, juntamente com outros mestres como Gustave Boulanger e Jules Joseph Lefebvre.

Ele também foi professor da Massachusetts Normal Art School (1879-1881)[2], na Cowles Art School, em Boston (1884–1885), na Museu de Belas Artes (Museum of Fine Arts, Boston) (1883–1887), e na Academia de Belas Artes da Pensilvânia (1891–1896). Já em 1906, Vonnoh se tornou um membro da Academia Nacional de Design, localizada na cidade dos Estados Unidos, também em Nova Iorque.

Uma exposição com a retrospectiva da obra do pintor e designer foi realizada na Galeria Madron, em Chicago, e no Instituto The Butler, respectivamente em 1 e março a 9 e abril de 2010 e entre 2 de maio a 27 de junho, também em 2010. A exposição trouxe fotos da colônia de artistas, Grez-sur-Loing, bem como uma peça feita em bronze e esculpida pela sua esposa, Bessie Potter Vonnoh (1872-1955). O evento teve como curador Yen Azzaro e seu catálogo foi escrito por Wendy Greenhouse.

Atualmente as pinturas do pintor pertencem às coleções particulares do Museu Metropolitano de Arte, da Academia de Belas Artes da Pensilvânia, ao Museu de Arte de Indianópolis e ao Instituto de Artes de Chicago. Mesmo que Vonnoh não tenha tido seu nome popularizado entre os pintores mais famosos, suas obras são de grande importância para o impressionismo americano.

In Flanders Field[editar | editar código-fonte]

A obra mais conhecida do pintor é "Nos Campos de Flandres" (In Flanders Field), também conhecida como Where Soldiers Sleep and Poppies Grow (algo como "Onde os soldados dormem e as papoulas crescem") ou Coquelicot. A obra foi pintada em 1890 nos campos de Grez-sur-Loing. Essa pintura obra feita em óleo sob tela e mede 149 cm x 254 cm, emprega  pinceladas ativas e expressivas que dão grande destaque para o cadmio vermelho ardente de papoulas, um assunto que foi popular durante esse período entre muitos pintores.

Na imagem retratada, uma jovem se agacha no primeiro plano para, aparentemente, recolher as papoulas em um vasto campo com duas figuras ao fundo. Embora este tenha sido considerado o trabalho mais ambicioso de Vonnoh, sendo muito aclamado e conquistando grande repercussão em feiras e exposições, a pintura nunca foi vendida até 1919, quando foi adquirido diretamente por Joseph G. Butler, fundador do The Butler Institute of American Art, onde a obra se encontra atualmente.

Falecimento[editar | editar código-fonte]

Robert William Vonnoh morreu em 28 de dezembro de 1933 em Nice, na França, e está enterrado ao lado o túmulo de sua esposa no Cemitério de Duck River, em Old Lyme, Connecticut, nos Estados Unidos.

Referências

  1. Student Academic Records, Archives of Massachusetts College of Art and Design
  2. Members of the School Faculty, 1873-1938," Fiftieth Anniversary Record, 1888-1938 (Boston: Massachusetts School of Art Alumni Association, 1938). p. 104

Nota[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Robert Vonnoh