Robert Zemeckis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Julho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Robert Zemeckis
Robert Zemeckis
Nome completo Robert Lee Zemeckis
Nascimento 14 de maio de 1951 (63 anos)
Chicago, Illinois
Nacionalidade Povo dos Estados Unidos norte-americano
Ocupação Diretor
Produtor
Roteirista
Cônjuge Mary Ellen Trainor (1980-2000)
Leslie Harter Zemeckis (2001-presente)
Oscares da Academia
Melhor Diretor
1995 – Forrest Gump
Prêmios Globo de Ouro
Melhor Direção em Filme
1995 – Forrest Gump
IMDb: (inglês)

Robert Lee Zemeckis (Chicago, 14 de maio de 1951) é um cineasta, produtor e roteirista estadunidense.

Sua família é de origem lituana e iugoslava. Zemeckis graduou-se na Escola de Televisão e Cinema da Universidade do Sul da Califórnia, e recebeu o primeiro impulso na carreira ao ganhar um prêmio da Academia ainda como estudante, com o filme A Field of Honor, em 1973.

Entre os filmes de Zemeckis que fizeram mais sucesso estão a trilogia De Volta para o Futuro, A Morte Lhe Cai Bem, Forrest Gump, Náufrago e Contato.

Infância[editar | editar código-fonte]

Robert Zemeckis nasceu em uma família católica de classe média em Chicago. Sua família não apreciava livros, cinema ou música, restando como única fonte de inspiração, a TV. Dessa forma, cresceu fascinado pela televisão e por uma 8 mm que seus pais possuiam. Começou filmando eventos familiares, como aniversários e feriados, e com o tempo, junto de alguns amigos, passou a fazer filmes criados por ele, onde incluia pequenos efeitos especiais, como stop-motion.

Faculdade[editar | editar código-fonte]

Zemeckis inscreveu-se apenas em uma universidade, a USC (University of Southern California), para o curso de cinema, mandando um vídeo baseado numa canção dos Beatles e uma bela redação. Mas a princípio não fora aceito, já que suas notas do ensino médio eram apenas medianas. Foi então que o diretor decidiu estudar durante todo o verão e refazer algumas matérias para melhorar suas notas e quem saber conseguir a vaga no curso que desejava. E por fim, o diretor da faculdade acabou por aceitá-lo. As aulas eram repletas de hippies e os professores não cansavam de dizer o quanto era difícil o ramo do cinema, mas pela educação que teve, não se abalou com isso.

Ainda na faculdade, conheceu o escritor Bob Gale, com quem criou uma forte amizade. No seu último ano de faculdade, para seu trabalho final, fez um curta-metragem chamado Field of Honor, com esse filme, Zemeckis ganhou o Student Academy Awards, o que fez com que procurasse Steven Spielberg.

Primeiros filmes[editar | editar código-fonte]

Ao ver o filme feito na faculdade por Zemeckis, Spielberg ficou deslumbrado, passando a ser seu mentor e aceitando produzir seus primeiros dois filmes. Com a parceria de seu amigo de faculdade Bob Gale, escreveu I Wanna Hold Your Hand, em 1978 e Used Cars, em 1980, porém ambos não foram bem recebidos pelo público e não renderam retorno financeiro. Em 1979, o filme 1941, dirigido por Spielberg e escritor pela dupla Zemeckis e Gale, não foi bem nas bilheterias dos Estados Unidos e fez com que todos começassem a pensar que Zemeckis criava grandes roteiros que não viravam grandes filmes.

Sucesso[editar | editar código-fonte]

Apesar de continuar trabalhando muito com Gale em novos projetos, por causa de seus recéns fracassos, estava difícil para Zemeckis conseguir trabalho no começo dos anos 80. E o projeto de fazer um filme no qual um jovem viajava no tempo foi rejeitado por vários grandes estúdios. Tudo continuava difícil, até Michael Douglas contratá-lo para dirigir o filme Tudo Por Uma Esmeralda. Nesse filme, Zemeckis conheceu Alan Silvestri, que fez a partir de então, todas suas trilhas sonoras. Antes de ser lançado, os produtores do filme, após assistirem a uma primeira edição, acharam o filme horrível e demitiram Zemeckis como diretor, mas o filme fez muito sucesso nos cinemas.

Foi então que finalmente conseguiu um estúdio para dirigir o filme que tanto queria: De Volta Para o Futuro. Com produção de Spielberg, o filme fez tanto sucesso que ganhou duas sequencias, em 1989 e 1990. Antes disso, Zemeckis ainda dirigiu Uma Cilada Para Roger Rabbit, com um custo de 70 milhões de dolares, tornando-se um dos filmes mais caros feitos até então. O filme acabou tornando-se um sucesso de crítica e de público e acabou faturando 4 estatuetas do Óscar americano.

Forrest Gump[editar | editar código-fonte]

Em 1994, Zemeckis lançou Forrest Gump: O Contador de Histórias. Seu filme de maior sucesso de crítica e de público até hoje. Com Tom Hanks no papel principal (que lhe rendeu um Oscar de melhor ator), o filme conta a história de amor entre o personagem de Tom Hanks com o de Robin Wright, com um toque de humor, muito drama, efeitos digitais avançados, ótima trilha sonora e tendo de fundo, a história americana. Esse trabalho de Zemeckis levou 6 prêmios do Oscar, incluindo melhor filme, melhor diretor e melhor ator. Além de faturar mais de 677 milhões de dólares no mundo inteiro e ter sido o filme de maior bilheteria de 1994. Forrest Gump: O contador de histórias também pode ser considerado um projeto mais maduro do diretor, já que, mesmo que ainda mantendo seu gosto por efeitos especiais, Zemeckis começa a desenvolver melhor seus roteiros e aprofundar mais seus personagens. Como voltaria a acontecer em Contato e Náufrago.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Oscar Nomeações Oscar vitórias BAFTA Nomeações BAFTA vitórias Golden Globe Nomeações Golden Globe vitórias Notas
1978 I Wanna Hold Your Hand Co- Escritor
1980 Carros Usados Co- Escritor
1984 Romancing the Stone 1 2 1
1985 De Volta Para o Futuro 4 1 5 4 Nomeado – Oscar de melhor roteiro original
1988 Uma Cilada Para Roger Rabbit 6 4 5 1 2
1989 De Volta Para o Futuro II 1 1 1 Criador da História
1990 De Volta Para o Futuro III Criador da História
1992 A Morte Lhe Cai Bem 1 1 1 1 1
1994 Forrest Gump 13 6 8 1 7 3 Oscar de Melhor Diretor
1997 Contato 1 1
2000 Revelação
Náufrago 2 1 1 1
2004 O Expresso Polar 3 Escritor do Roteiro
2007 Beowulf
2009 A Christmas Carol (filme de 2009) Escritor do Roteiro
Total 32 12 21 4 18 5 71 nomeações, 21 vitórias
Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o


Ligações externas[editar | editar código-fonte]