Roberto Kalil Filho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde junho de 2017) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Dr. Roberto Kalil Filho
Nascimento Roberto Kalil Filho
7 de julho de 1959 (58 anos)
São Paulo, SP
 Brasil
Ocupação médico
Instituições Hospital Sírio Libanês / InCor / FMUSP de São Paulo
Especialidade Cardiologia
Clínica Médica
Pesquisa Técnicas de Ressonância Magnética Cardíaca
Anos em atividade 1985 - hoje
Educação Universidade de Santo Amaro
Universidade Johns Hopkins

Roberto Kalil Filho (São Paulo, 7 de julho de 1959) é médico cardiologista, formado pela Universidade de Santo Amaro (Unisa). Desde 2011, é professor titular da disciplina de cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo[1] e também diretor clínico do Instituto do Coração (InCor)[2] da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Kalil fundou o Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, onde criou a residência médica em cardiologia. Ele também é padrinho da instituição APAE desde 2011 e supervisor do site de saúde Coração & Vida.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Roberto Kalil Filho fez a sua graduação em medicina na Universidade de Santo Amaro (Unisa), formando-se em 1985. Nos quatro anos seguintes, fez residência médica no Hospital das Clínicas e no Instituto do Coração, com especialização em clínica médica e em Cardiologia. Logo após o término da residência, Kalil foi para os Estados Unidos, onde, na Universidade Johns Hopkins por três anos, fez pesquisa básica e publicou trabalhos na área de doença coronária em revistas internacionais, concluindo seu doutorado e pós-doutorado. Após sua estada nos EUA, ele trouxe a técnica da ressonância magnética cardíaca para o Brasil.

Também é orientador da pós-graduação da cardiologia da FMUSP, lidera pesquisas nacionais e internacionais em cardio-oncologia, doença coronária e imagem em cardiologia.

Pacientes famosos[editar | editar código-fonte]

Roberto Kalil Filho divide seu tempo entre o consultório, o InCor, a Faculdade de Medicina e o Hospital Sírio-Libanês. Durante toda sua carreira, construiu uma base sólida científica e clínica e que o tornou um cardiologista conhecido no Brasil[3] e no mundo. Ele também é médico oficial de artistas,[4] empresários e políticos, dentre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva,[5] a ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente e ex-senador José Sarney, o ex-ministro de Relações Exteriores José Serra e o atual presidente Michel Temer .

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]