Rocket Raccoon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rocket Raccoon
Espécie Mamífero geneticamente modificado
Afiliações Timely Inc.
Equipe de Comando de Peter Quill
Guardiões da Galáxia
Família Lylla (namorada)
Terra Natal Halfworld, Quadrante Keystone
Criado por Bill Mantlo
Keith Giffen
Primeira aparição Marvel Preview #7
(Junho de 1976)
Editora(s) Marvel Comics
Espécie Mamífero geneticamente modificado
Terra natal Halfworld, Quadrante Keystone
Afiliações Timely Inc.
Equipe de Comando de Peter Quill
Guardiões da Galáxia
Parceria Wal Russ, Hulk, Groot
Base de operações C.I.T.T., Knowhere, Nave Rack 'In' Ruin, Halfworld
Parentesco Lylla (namorada)
Situação presente Ativo
Codinomes conhecidos Policial Rocket, Rocky, Guaxinim
Habilidades Fisiologia de Guaxinim que dá a ele:
  • Sentidos aguçados
  • Garras afiadas
  • Exímio piloto
  • Grande estrategista
  • Perito em armas e táticas de guerrilha
  • Mestre em combate corpo-a-corpo

Rocket Raccoon é um personagem fictício que aparece nas histórias em quadrinhos publicadas pela editora Marvel Comics. Ele é um guaxinim antropomórfico inteligente, atirador habilidoso e grande estrategista, sua fisiologia de Guaxinim lhe dá habilidades acima das habilidades humanas como um grande estrategista.

Ele aparece como um membro proeminente no relançamento da equipe de super-heróis Guardiões da Galáxia em 2008.

O personagem já apareceu em várias adaptações de outras mídias como membro dessa equipe, incluindo séries animadas de televisão, videogames e brinquedos. Ele aparece no filme em live-action Guardiões da Galáxia e Guardiões da Galáxia Vol. 2 tendo sido dublado por Bradley Cooper.

Biografia ficcional do personagem[editar | editar código-fonte]

Rocket Raccoon atuou como o "Guardião do Quadrante Keystone", uma área do espaço isolada do resto do cosmos pelo chamado "Muro Galático". Rocket também foi o capitão da espaçonave "Rack 'n' Ruin". Ele e seu companheiro Wal Russ (uma morsa falante) são do planeta "Halfworld", uma colônia abandonada para doentes mentais, onde animais são geneticamente manipulados para dar-lhes inteligência a níveis humanos e a capacidade de andar em duas patas para muitos se tornarem cuidadores dos detentos. Rocket foi chefe da segurança que protegia a colônia de ameaça distintas.

Encontrando Hulk[editar | editar código-fonte]

A primeira tentativa de Jakes de roubar a Bíblia de Gideão, para decifrar seus segredos e transformá-los em lucro é interrompida por Hulk. Ele tinha sido transportado para Halfworld pelas energias liberadas pelo Mestre da Galáxia e foi recebido por Rocket e Wal Russ. Hulk percebeu que gostava desses dois bichos e ajudou a defendê-los contra um poderoso tanque chamado Robomower. Os três vão para a nave espacial de Rocket, a Rack 'in' Ruin e fogem.[1]

Rocket explica a Hulk que Halfworld é ameaçado por uma morsa insidiosa chamada Judson Jakes. Jakes procurou adquirir a fabulosa Bíblia de Gideão, que ele acreditava que lhe permitiria conquistar não só Halfworld, mas todo o Quadrante de Keystone. Hulk concorda em ajudar Rocket e Wal Rus a proteger a Bíblia das garras de Judson Jakes.

Rocket Raccoon voa para o Cuckoo's Nest, onde descobre que Judson Jakes não só roubou a Bíblia de Gideão, mas também sequestrou a namorada de Rocket, Lylla. Os três embarcam de novo na nave e se dirigem para a sede de Judson, o Spacewheel.

Enquanto Rocket procura desesperadamente Lylla, Hulk tem um encontro com o cientista chefe de Judson, o Tio Pyko. Pyko sabe que a força prodigiosa de Hulk daria aos seus inimigos uma grande vantagem, então ele convence Hulk à voltar pra Terra. Ele fornece a Hulk os meios para teleportá-lo a sua terra natal. Entretanto, Rocket consegue derrotar Judson Jakes. Embora ele não consiga recuperar a Bíblia de Gideão, ele consegue resgatar Lylla.

Labworld[editar | editar código-fonte]

Rocket é capturado pelo enigmático alienígena, Estranho, sendo aprisionado no Labworld de Estranho para servir como sua cobaia de experiências. Ele permanece preso até ser libertado por Overmind.

Guerra dos Brinquedos[editar | editar código-fonte]

O Mayhem Makaniks de Jake encontra sua primeira competição quando o serpentino Lord Dyvyne organiza o "Dyvynities, Inc." E Jakes recua ao subsolo e uma Guerra dos Brinquedos se segue. Ambos cobiçam Lylla, que era legítima herdeira do império de brinquedos e namorada de Rocket Raccoon.

Rocket se opôe a Jakes e Dyvyne tentando acabar com a guerra. Os dois unem forças numa tentativa mútua de matá-lo, mesmo quando Tio Pyko se junta a Rocket. Pyko, Lylla, Rocket e seu primeiro parceiro, Wal Russ, levam a Bíblia de Gideão para apresentar ao Robô Principal, que combina as informações contidas no volume com a tecnologia avançada dos robôs para criar capacetes que curassem os humanóides conhecidos como Loonies. Os quatro animais distribuiem os capacetes. Um último ataque de Jakes e Dyvyne é estreitamente frustrado pelos animais, os robôs e os humanóides recentemente reconhecidos.

Os humanóides agradecidos começam a planejar o futuro, e oferecem a Rocket, aos outros animais e aos de robôs uma posição como assistentes e artistas. Não interessados ​, os animais e os robôs entram em uma nave e lançam uma expedição para explorar o espaço e seus muitos mundos.

Invasão Phalanx[editar | editar código-fonte]

Mais tarde, Rocket é preso pelos Kree no planeta Aladon Prime. Onde conhece aquele que seria seu grande parceiro, Groot.

Em Aladon Prime, ele é apresentado a Peter Quill, como um dos membros de uma equipe comandada por Peter para combater os Phalanx, que haviam tomado o Império Kree. O resto da equipe incluia Bug, Deathcry, Mantis, Capitão Universo e Groot. Rocket foi apresentado como o grande estrategista tático e perito em armas do grupo. Rocket inicia um vínculo com Groot.

Eles são enviados ao Planeta Hala para destruir uma instalação de reprodução de biotecnologia. Onde seriam atacados de vez em quando, mas Rocket se prova um companheiro leal e um útil combatente. Logo a equipe é atacados pelos Phalanx. Durante a batalha, o Capitão Universo mata Deathcry em um ato de legítima defesa, Groot também é morto enquanto escapam. Rocket percebe que naquele momento, ele havia perdido um amigo.

Poucos dias depois, enquanto esperava que Quill voltasse de uma missão de reconhecimento, Rocket vê Groot vivo novamente, porém, ainda em tamanho pequeno. Quill chega com a notícia de que os Phalanx haviam liberado um vírus no ar - o que significa que todos no planeta estavam lentamente se infectando. De repente, os Phalanx atacam a equipe, e eles são forçados a fugir. Eles fogem para as ruas abertas de Hala. Lá, Rocket, Quill, Bug e o pequeno Groot são capturados, enquanto Mantis e Capitão Universo observam a captura. Mais tarde, preso, Rocket debate com a equipe o que os Phalanx fariam. Rocket especula uma possível dissecação. Mantis e Capitão Universo eventualmente conseguem tirá-los da prisão e obtêm mais informações sobre o vírus. Eles fogem, mas são atacados por soldados Kree. Os soldados Kree imediatamente desobedecem as ordens dos Phalanx de evitar sua fuga quando descobrem que estavam disparando contra o lendário Senhor das Estrelas. Eles devolvem a equipe sua nave e Rocket a pilota pra fora de Hala com intuito de chegar a um outro Planeta Kree, Alon-Gin. Depois de alguns dias se recuperando, Groot volta ao seu tamanho normal. Capitão Universo fica sem poderes e os outros vêm a Quill prontos para a próxima missão.

Alguns dias depois, Rocket e o grupo estavam de volta a Hala fazendo parte de uma resistência Anti-Phalanx, que Quill estava secretamente liderando. O plano de Rocket era ser capturado, torturado e "morto" pelos Phalanx para que assim pudesse liberar esporos dentro do Babel Spire, o centro de poder dos Phalanx, o plano funciona. Não muito tempo depois, eles entram no pináculo e começam a plantar bombas em torno do lugar. Mantis telepaticamente comunica Rocket para lhe dizer que Quill tinha sido capturado e o Capitão Universo tinha sido morto. Ele imediatamente vem com um plano junto a Groot envolvendo Mantis, pois suas habilidades serviriam para acelerar as habilidades crescentes de Groot para que ele pudesse envolver-se em torno da Babel Spire. Uma vez que Groot se enrola nela, Rocket, Mantis e Bug vão para resgatar Quill. Eles encontram a entrada mais próxima e saltam pra fora, assim, Groot destrói a torre. De volta às ruas de Hala, eles são atacados pelo líder dos Phalanx, Ultron (no corpo do herói cósmico Adam Warlock). Ultron é logo atacado e subjugado por Mantis, mas não antes dele atacar o resto da equipe. Nova Prime, Gamora e Drax, O Destruidor chegam para salvá-los.O objetivo de Quill agora era sair da briga. Quill traz consigo uma Mantis inconsciente, enquanto Rocket mantém um pequeno galho de Groot para plantar mais tarde. Eles vem que os Phalanx estavam construindo uma estrutura gigante, que acabaria por ser uma versão gigante de Ultron. Antes que tivessem tempo de reagir, mais heróis cósmicos chegam para derrotar Ultron. Quasar e Adam Warlock finalmente conseguem derrotar Ultron, e o império Kree é salvo.

Guardiões da Galáxia[editar | editar código-fonte]

Rocket junta-se aos novos Guardiões da Galáxia, a pedido de seu amigo Star-Lord. É ele quem sugere que a equipe adote esse nome depois de ter ouvido do Major Victory. Mais tarde, quando a equipe quase se desfaz, pois Peter Quill havia desaparecido (enviado para a Zona negativa por Ronan), Rocket mantém a equipe ativa, e traz Groot como novo membro, pois os dois haviam se tornado grandes amigos anteriormente. Ele se torna o líder do grupo até o resgate de Peter, e salva a Terra por diversas vezes de invasões alienígenas.

Mojo TV[editar | editar código-fonte]

Rocket e Groot estão em uma barra de espaçador sujo, de baixo para baixo, quando são abordados por um grupo da raça Badoon que tentam prendê-los por cometer "Crimes contra a Irmandade Real". Segue-se um tiroteio rápido e Rocket cria uma rota de fuga através de buracos de tiro nos barris de cerveja fazendo os Badoon escorregarem. A dupla faz uma saída apressada e quando já afastados eles se encontram perseguidos pelos Badoon novamente. Rocket pede para que Groot tome uma atitude enquanto ele tenta aumentar o stardrive para permitir que eles escapem. Ele encontra o compartimento stardrive vazio. Mojo pede que corte a cena e diz: - até o próximo episódio.

Eles então se encontram olhando para um compartimento vazio onde um stardrive deveria estar e questionando o porque deles estarem ouvindo vozes como se de repente suas vidas tivessem um narrador ou algo assim. Sua nave explode e eles aparecem no espaço desnorteados com o que aconteceu e como foram parar lá. Eles atacam os Badoon forçando um dos pilotos a ejetar, ele começa a despencar para um planeta de gelo abaixo. Mojo pede que a cena corte e acerte o Bio-Estase em suas estrelas. Ele passa a planejar a próxima cena esperando fazer um enorme dinheiro no show. No fundo, o dispositivo de processamento de remessa Timely Inc. de Rocket analisa a situação e informa a dupla que eles estão envolvidos em uma construção dramática artificial. Eles explodem através de uma parede percebendo que estão no "Flarkin TV Studio" e são confrontados por um holograma de Mojo que abre fogo com armas reais. Rocket e Groot são transportados para o Mojoverso pelo produtor de TV inter-dimensional conhecido como Mojo. Ele havia decidido usar a dupla em seu mais recente reality show de televisão. Ele recruta vários criminosos que os heróis enfrentaram no passado. Ele coloca a dupla em cenários, onde eles teriam que batalhar novamente, no entanto, se uma forma de vida inocente for pega no fogo cruzado, eles seriam mortos no processo. Como a dupla muda de um cenário para outro, Mojo começa a anunciar figuras de ação como um pacote de coleção que permite aos compradores pagar por 7 e levar mais 5 de graça. A demanda é tão alta que Mojo faz fortuna, até o Timely Inc. (o dispositivo de processamento e análise) decidir assumir o controle da situação e manter uma arma Meson Beam B-00-M no rosto de Mojo. Ele permite que o sistema de realidade pare o suficiente de tempo para que Rocket e Groot escapem. Eles confrontam e destroem Mojo que é revelado ser um robô controlado pelo Major Domo.

Retorno[editar | editar código-fonte]

Rocket, juntamente com o resto de sua equipe, ajuda os Vingadores a lutar contra um Thanos ressuscitado. Thanos consegue obter um Cubo Cósmico do Exército dos Estados Unidos, com o qual ele escapa para Moord, a nação dos Badoon. Os Guardiões chegam à Torre dos Vingadores e informam a eles sobre a situação. Eles se juntam aos Guardiões para enfrentar Thanos e os Badoon.


Depois que Thanos aparentemente mata os Anciões do Universo, para impor sua supremacia, ele se torna um único ser com o Cubo Cósmico que acaba matando os Vingadores, bem como os Guardiões. Mas, na verdade, eles são enviados para o Cancerverso pelos Anciãos, lá, Tony Stark descobre que a arma de Thanos não era realmente um Cubo Cósmico e que ela tinha defeitos. Eles negociam com o Colecionador, em troca de uma arma capaz de desativar o "Cubo" e retornar à Terra, assim, os Vingadores e os Guardiões deixariam Thanos ser punido pelos Anciãos. Com a ajuda de outros membros dos Vingadores, Thanos é derrotado e enviado aos Anciãos.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Fisiologia de Guaxinim: Rocket possui as mesmas habilidades atribuídas aos guaxinim da Terra, incluindo um olfato agudo e visão aguçada. A pele marrom dos guaxinim consiste principalmente de uma pelagem densa que protege contra o frio.

  • Sentidos Aguçados: por ser um guaxinim, Rocket tem os sentidos intensificados para níveis bem acima dos humanos. Capaz de ver bem melhor do que os seres humanos, é extremamente bem adaptado a condições de pouca luz. Seu reforçado olfato lhe permite detectar mudanças sutis em aromas/odores ao seu redor, o que permite a detecção da aproximação de outras pessoas e aumenta sua capacidade de operar na escuridão. Com a sua ampla gama auditiva ele pode perceber tons fora da gama da audição humana, bem como sons sútis causados por vibrações na terra. Suas patas hiper-sensíveis lhe permitem identificar objetos antes de tocá-los com vibrissas localizadas acima de suas garras.

Habilidades[editar | editar código-fonte]

  • Grande Estrategista: Rocket é um ótimo estrategista. Peter Quill uma vez lhe disse: Você tem a melhor mente tática que eu já conheci. Tanto dentro como fora do campo de batalha. Ele é capaz de formular rapidamente estratégias de batalha e seu brilhante senso tático lhe permite alterar qualquer estratégia pra que ela se adapte a situação.
  • Perito em Armas: Rocket é bem versátil no uso de quaisquer armas de fogo de alta potência encontradas dentro da Galáxia.
  • Mestre em Combate Corpo-a-Corpo: Rocket é um especialista em combate corpo-a-corpo sendo muito hábil em vários estilos de luta.
  • Piloto: Rocket é um habilidoso piloto de espaçonave.[1]

Equipamento[editar | editar código-fonte]

  • Botas a Jato: botas movidas a propulsão, geralmente usada por Rocket para se mover pelo espaço.
  • Grande Arsenal: Rocket possui uma grande variedade de armas a laser, bem como armas de fogo, canhões, entre outras armas fabricadas ao longo da galáxia.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Desenhos Animados[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Rocket Raccoon é interpretado/dublado por Bradley Cooper nos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel.[2].

  • Rocket faz sua primeira aparição em Guardiões da Galáxia (2014). No filme, Rocket atua como um caçador de recompensas, tendo Groot como seu parceiro. Eles buscam a recompensa dada pela cabeça de Peter Quill, porém, acabam presos, precisando se unir para escapar.
  • Em Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017), Rocket se envolve em uma perigosa jornada pela galáxia, em meio a isso, ele uma inicia uma parceria com Yondu.
  • Cooper retorna como o personagem em Vingadores: Guerra Infinita (2018),[3] ao lado dos outros guardiões.

Videogames[editar | editar código-fonte]

Brinquedos[editar | editar código-fonte]

  • A figura de ação Rocket Raccoon estava disponível como parte da linha de brinquedos dos Guardiões da Galáxia em três pacote em 2011 como parte do Universo Marvel.
  • Rocket Raccoon é uma figura de construção na linha de brinquedos da Marvel Legends de 2013.

Referências