Rodolfo Chambelland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rodolfo Chambelland
Nascimento 29 de julho de 1879
Morte 31 de agosto de 1967 (88 anos)
Cidadania Brasil
Alma mater Academia Julian
Ocupação pintor

Rodolfo Chambelland (Rio de Janeiro, 29 de julho de 1879 — Rio de Janeiro, 31 de agosto de 1967) foi um pintor, desenhista, professor e decorador brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Estudou no Liceu de Artes e Ofícios e matriculou-se em 1901 como aluno livre na Escola Nacional de Belas Artes, onde estudou com João Zeferino da Costa, Rodolfo Amoedo e Henrique Bernardelli. Exímio retratista e pintor de figuras, destacou-se na realização de cenas de costumes e de gênero. Também foi responsável por alguns dos mais importantes trabalhos de pintura decorativa realizados durante a Primeira República brasileira: integrou a equipe que decorou o pavilhão brasileiro na Feira Internacional de Turim em 1911 - trabalho hoje perdido - e realizou as pinturas para o Salão de Festas do Palácio Pedro Ernesto e para a cúpula da Sala da Assembléia, no Palácio Tiradentes. Essas duas últimas obras, ambas localizadas no centro do Rio de Janeiro, foram executadas nos anos 1920, em parceria com o seu irmão Carlos Chambelland.

Na Europa[editar | editar código-fonte]

Rodolfo Chambelland conquistou o Prêmio de Viagem à Europa na Exposição Geral de Belas Artes de 1905, com o quadro Bachantes em festa, e seguiu para Paris no ano seguinte, onde freqüentou a Academia Julian (na Exposição Geral, conquistou ainda a medalha de prata, em 1904, e a medalha de ouro, em 1912). Também exerceu o magistério na Escola Nacional de Belas Artes: em 1916, após concurso, assumiu a cadeira de modelo vivo em substituição ao então falecido Zeferino da Costa; manter-se-ia nesse cargo até 1946, quando se aposentou.

Por iniciativa de um de seus discípulos, o diplomata e pintor Sergio Telles, foi condecorado pelo Ministério das Relações Exteriores com a Ordem do Rio Branco no grau de Comendador.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • BRAGA, Teodoro. Artistas pintores do Brasil. São Paulo: São Paulo Edit., 1942.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]