Rodolphe Seeldrayers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rodolphe Seeldrayers
Nome nativo Rodolphe William Seeldrayers
Nascimento 16 de dezembro de 1876
Düsseldorf
Morte 07 de outubro de 1955 (78 anos)
Bruxelas
Cidadania Bélgica
Ocupação Presidente da FIFA (1954-1955)

Rodolphe William Seeldrayers (Düsseldorf, 16 de dezembro de 1876Bruxelas, 7 de outubro de 1955) era advogado e trabalhava em Bruxelas, capital da Bélgica, onde fixou residência até o seu falecimento, no dia 7 de outubro de 1955.

Em sua juventude, foi um esportista de sucesso, conquistado o Campeonato Belga com time da sua cidade, o Racing, que anos mais tarde, seria o presidente do clube.

Posteriormente, tornou-se administrador esportivo e ajudou a fundar a Federação Belga de Futebol, além de fazer parte do COI (Comitê Olímpico Internacional).

Na FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado), foi vice-presidente por 27 anos antes de suceder em 1954, o pai da Copa do Mundo, Jules Rimet, considerado por muitos um grande amigo de Rodolphe. Assim, tornou-se o quarto presidente da Federação.

Estava na presidência durante a Copa do Mundo de 1954, na Suíça. Também presidiu as comemorações do 50º aniversário da entidade no mesmo ano.

Seu mandato se encerrou devido sua morte, em 1955. Então, o inglês Arthur Drewry, assumiu o posto da entidade máxima do futebol.

ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.