Rodrigo Fernandes Valete: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 200.138.212.133 para a última versão por 187.52.145.45 (Huggle)
Linha 26: Linha 26:
}}
}}


'''Rodrigo Fernandes Valete''', mais conhecido como '''Fernandes''', ([[Itaporanga]], [[3 de março]] de [[1978]]) é um [[meia (futebol)|meia-atacante]] do [[futebol]] [[brasileiro]].
'''Rodrigo Fernandes Valete''', mais conhecido como '''Fernandes''' ou '''Fernan10''', ([[Itaporanga]], [[3 de março]] de [[1978]]) é um [[meia (futebol)|meia-atacante]] do [[futebol]] [[brasileiro]].


== História ==
== História ==
Linha 36: Linha 36:
== Marcas ==
== Marcas ==
* '''Fernandes''', o único jogador que conquistou 6 títulos estaduais pelo Figueirense.
* '''Fernandes''', o único jogador que conquistou 6 títulos estaduais pelo Figueirense.
* '''Fernandes''', pelo vínculo de 12 anos com o Figueirense, passou a ser considerado um patrimônio de luxo.
* '''Fernandes''', pelo vínculo de 11 anos com o Figueirense, passou a ser considerado um patrimônio de luxo.
* '''Fernandes''', chega a marca de 300 jogos pelo Figueirense (já tem mais jogos).
* '''Fernandes''', chega a marca de 300 jogos pelo Figueirense (já tem mais jogos).
* '''Fernandes''', recebe medalha do mérito ''Thomaz Chaves Cabral''.
* '''Fernandes''', recebe medalha do mérito ''Thomaz Chaves Cabral''.
* '''Fernandes''', consegue a marca histórica de alcançar Albeneir, agora ele é o segundo maior artilheiro da história do Figueirense.
* '''Fernandes''', consegue a marca histórica de alcançar Albeneir, agora ele é o segundo maior artilheiro da história do Figueirense.
* '''Fernandes''', no dia 19 de junho de 2010 se tornou o maior artilheiro da história do Figueirense, com 95 gols marcados.
* '''Fernandes''', no dia 19 de junho de 2010, o craque se tornou o maior artilheiro da história do Figueirense, com 95 gols marcados.


== Títulos ==
== Títulos ==

Revisão das 17h34min de 28 de junho de 2010

Fernandes
Informações pessoais
Nome completo Rodrigo Fernandes Valete
Data de nascimento 3 de março de 1978 (46 anos)
Local de nascimento Itaporanga, (SP), Brasil Brasil
Altura 1,78 m
Informações profissionais
Clube atual Brasil Figueirense
Número 10
Posição Meia-atacante
Clubes de juventude
1997 Corinthians de Presidente Prudente
Clubes profissionais2
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
1997-1998
1998
1998
1999
1999-2001
2002
2002-2003
2003
2004
2004-2005
2005-2010
Brasil Corinthians de Presidente Prudente
Brasil Santos
Brasil Independente - SP
Brasil Portuguesa Santista
Brasil Figueirense
Brasil Palmeiras
Brasil Figueirense
Coreia do Sul Jeonbuk Motors
Brasil Figueirense
=Emirados Árabes Unidos Al-Shabab
Brasil Figueirense


2 Partidas e gols totais pelos
clubes, atualizadas até 16 de janeiro de 2010.

Rodrigo Fernandes Valete, mais conhecido como Fernandes ou Fernan10, (Itaporanga, 3 de março de 1978) é um meia-atacante do futebol brasileiro.

História

Fernandes surgiu para o futebol no Corinthians de Presidente Prudente, clube que o revelou. Transfiriu-se para o Santos aonde jogou um bom futebol, e o Figueirense o contratou.

Carreira

Em 1999, Fernandes chegou ao Figueirense para mostrar o seu talento, no entanto, ele já era pretendido por outros clubes, mas o Figueirense fez um contrato com o empresário do jogador de três meses, pois o seu passe era de empresários. Fernandes disputou o Campeonato Catarinense, e após a competição, foi sondado por Joinville, Criciúma e, acreditem, quase foi parar no maior rival, mas acabou ficando para a disputa da série C, com excelentes partidas. No ano 2000, arrebentou no estadual e foi eleito o craque, e na série C foi artilheiro da competição no seu módulo, conquistando uma vaga a série B 2001. Para o ano seguinte, o meia foi fundamental na série B, contribuindo ao máximo para o acesso a elite do futebol brasileiro. O Palmeiras em janeiro de 2002, contrata o jogador para disputar a Copa do Brasil e o Campeonato Paulista, onde atuou em poucas partidas. Ele retornou ao Figueirense, sendo convocado para um amistoso contra a Seleção Uruguaia, em Montevidéu, e para o Campeonato Brasileiro. Para 2003, Fernandes transferiu-se ao futebol sul-coreano, para defender o Jeonbuk Motors, onde teve grandes atuações, sendo elogiado e sondado por outros clubes. No entanto, com mais experiência, ele aparece para ser o maestro do Figueira em 2004, no Campeonato Catarinense, no Campeonato Brasileiro e na Copa Sul-Americana, fazendo uma bela dupla com o meia Sérgio Manoel e sendo pela segunda vez o craque do Campeonato Catarinense. No mesmo ano, Fernandes foi ao futebol árabe, defender o Al-Shabab. 2005, Fernandes retorna novamente ao Figueira, e dessa vez para ficar, pois chegou no segundo semestre de 2005, tendo atuações regulares. 2006, não foi diferente, pois devido a lesões, o meia ficou muitos jogos na reserva. Já em 2007, jogando muito bem, fazendo muitos gols, tanto no Campeonato Catarinense, quanto na Copa do Brasil, foi um dos principais jogadores do time na campanha da Copa do Brasil, mas a final contra o Fluminense, ele ficou no banco de reservas. Logo depois do gol, Fernandes foi chamado rapidamente, para jogar com raça e com o coração na ponta da chuteira, mas não foi o suficiente, e teve de amargurar a perda do título. Na sequência, ainda havia a Copa Sul-Americana, e a continuação do Campeonato Brasileiro. Já em 2008, foi sondado por Cruzeiro e Fluminense, mas recusou as propostas. E depois do primeiro jogo da final contra o Criciúma, ele viveu a pior fase da carreira, pois surgiu uma grave lesão, que o afastou dos gramados. Após o desastre, Fernandes foi operado, e até chegou a pensar em encerrar a carreira, mas ele foi muito forte, recebeu forças, demonstrações de carinho e solidariedade, com apoio total da torcida alvinegra e admiradores do seu futebol, e por isso obteve superação apesar de sua dor. Agora já é passado, curado das devidas lesões, sem sentir dores, Fernandes está a disposição do elenco de 2009 da série B. Depois que Fernandes retornou aos gramados, o time melhorou, ele voltou bem, e a sua estrela voltou a brilhar.

Marcas

  • Fernandes, o único jogador que conquistou 6 títulos estaduais pelo Figueirense.
  • Fernandes, pelo vínculo de 11 anos com o Figueirense, passou a ser considerado um patrimônio de luxo.
  • Fernandes, chega a marca de 300 jogos pelo Figueirense (já tem mais jogos).
  • Fernandes, recebe medalha do mérito Thomaz Chaves Cabral.
  • Fernandes, consegue a marca histórica de alcançar Albeneir, agora ele é o segundo maior artilheiro da história do Figueirense.
  • Fernandes, no dia 19 de junho de 2010, o craque se tornou o maior artilheiro da história do Figueirense, com 95 gols marcados.

Títulos

Clubes

Santos

Figueirense

Jeonbuk Motors


Individual

Curiosidades

  • Em toda a sua carreira, o jogador nunca levou um cartão vermelho e recebeu poucos cartões amarelos.

Referências

1. gustavobossle

2. meufigueira

3. clicrbs

Ligações externas

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Rodrigo Fernandes Valete