Rogério Andrade Barbosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde maio de 2018). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde outubro de 2014).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Rogério Andrade Barbosa
Nacionalidade Brasil Brasileiro
Ocupação Escritor, palestrante, contador de histórias
Principais trabalhos Contos africanos para crianças brasileiras
Prémios Prêmio ABL de Literatura Infantojuvenil (2005)
Página oficial
http://www.rogerioandradebarbosa.com.br/

Rogério Andrade Barbosa és un escritor, palestrante, contador de histórias brasileiro. Autor de livros infanto-juvenis brasileiro. Um de seus livros de mais sucesso é a coleção Bichos da Africa (4 volumes) publicado pela Editora Melhoramentos. A série foi traduzida para vários idiomas e já vendeu mais de 1 milhão de exemplares.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Profesor, escritor, palestrante, contador de historias e ex-voluntario das Nações Unidas na Guiné-Bissau. Graduou-se en Letras na UFF (RJ) e fez Pós-Graduação em Literatura Infantil Brasileira na UFRJ. Trabalha na área de literatura Afro-Brasileira e programas de incentivo à leitura, proferindo palestras e dinamizando oficinas.

São 30 anos de literatura e mais de 100 livros publicados, alguns traduzidos para o inglês, espanhol e alemão. Participo como autor, palestrante e contador de histórias en eventos literários e Feiras do Livro na Alemanha, Cuba, Itália, México, Peru, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Etiópia e República Dominicana.

E dos Congresos do IBBY (International Board on Books for Young People) em Cartagena (Colômbia-2000), Basel (Suíça-2002), Cape Town (África do Sul-2004), Macau (China 2006) e Copenhagem (Dinamarca-2008).

Destaques do autor[editar | editar código-fonte]

Entre todos os prêmios os que se destacaram foram:

  • Altamente Recomendável para Crianças e Jovens - FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) em 1988, 1990, 1993, 1995, 1996, 2000, 2001,
  • THE WHITE RAVENS, Alemanha 1988 e 2001 (Selecionado para o acervo da Biblioteca Internacional de Literatura Infantil e Juvenil de Munique).
  • LISTA DE HONRA DO IBBY, Suíça, 2002.
  • TROFÉU VASCO PRADO (Jornada Nacional de Literatura), Passo Fundo, 2003.
  • PRÊMIO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS de Literatura Infanto-Juvenil, Rio de Janeiro, 2005.[1]
  • PRÊMIO ORI 2007 (Secretaria das Culturas do Rio de Janeiro) - Homenagem aos que se destacam na valorização da matriz negra na formação cultural do Brasil.

Referências

  1. User, Super. «Rogério Andrade Barbosa - Literatura Afro-Brasileira». www.letras.ufmg.br. Consultado em 29 de maio de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Site oficial do escritor

Ícone de esboço Este artigo sobre escritores brasileiros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.