Roger Mello

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Roger Mello
Nascimento 1965 (52 anos)
Brasília
Nacionalidade Brasileiro
Prémios Prémio Hans Christian Andersen (2014)

Roger Mello (Brasília, 1965) é um escritor e ilustrador brasileiro.

Nasceu em Brasília, em 1965. Vencedor do Prêmio Internacional Hans Christian Andersen 2014, na Categoria Ilustrador. o Prêmio é concedido pelo International Board on Books for Young People (IBBY), considerado o Prêmio Nobel da Literatura Infantil e Juvenil. A patrona do Prêmio é a Rainha Margrethe II da Dinamarca.

Em  novembro de  2014 Roger recebeu o Chen Bochui International Children’s Literature Award como melhor Autor Estrangeiro na China e o livro “A Feather” com história de Cao WenXuan ilustrado por Roger recebeu o prêmio: Livro mais Bonito do Ano da China.

A exposição de Roger em  septembro/outubro de 2014 no Seoul Arts Center, o mais prestigioso centro de artes da Coréia, foi um sucesso de público e crítica, com uma média de 1.300 visitantes por dia, mais de 100 artigos publicados e por volta de 2.000 blogues criados especificamente sobre a exposição. A mostra foi considerada uma das 10 melhores exposições em toda Coréia pelo jornal mais lido de Seul, figurando ao lado de exposições como as de Munch e Van Gogh.

Roger será o autor da capa para o Annual Illustrators Catalog 2015 na Feira do Livro Infantil em Bolonha, Itália. Na Feira do Livro de Bolonha 24 obras suas farão parte da Exposição.

Ilustrou mais de cem títulos, vinte e dois deles escritos também por Roger. Formado em Desenho Industrial pela ESDI/UERJ, trabalhou com Ziraldo na Zappin. Recebeu inúmeros prêmios no Brasil e no exterior por seu trabalho como ilustrador e escritor. É considerado hours concours pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil que, além de lhe conceder vários prêmios, o indicou para o Prêmio Internacional Hans Christian Andersen 2010 e 2012 na categoria ilustrador, classificando-se como um dos 5 finalistas em 2010 como em 2012 e em 2014, quando ganhou o Prêmio. Da Câmara Brasileira do Livro, Roger foi agraciado nove vezes com o Prêmio Jabuti. Foi premiado pela Academia Brasileira de Letras e, na União Brasileira dos Escritores, pelo conjunto de sua obra. Participou de diversas feiras internacionais de livros como Catalunha, Roma, Frankfurt, Bolonha, Gotemburgo, Brooklyn (Brooklyn Public Library), Sarmede (Le Immagini Della Fantasia), Nova Dehli, Padova (I Colori del Sacro), Ilha de Nami (Coréia do Sul), Bogotá, Santo Domingo, Havana. Seu livro "Meninos do Mangue" recebeu o prêmio internacional de melhor livro do ano da Fondation Espace Enfants (Suíça) em 2002. Juntamente a outros autores brasileiros, foi homenageado no Escale Brésil do Salão de Montreuil na França em 2005. No mesmo ano, suas ilustrações sobre os versos populares do livro “Nau Catarineta” estiveram em exposição itinerante pelas bibliotecas de Paris. Três de seus livros (A Flor do Lado de Lá, Todo Cuidado é Pouco!, Meninos do Mangue) constaram da “lista de livros que toda criança deve ler antes de virar adulto”, publicada pela Folha de S.Paulo em 2007. Sua obra esteve em Exposição individual intitulada DAS FANTASTISCHE FARBENREICH des brasilianischen illustrators ROGER MELLO - de 30 de Novembro de 2011 a fevereiro de 2012 na INTERNATIONALE JUGENDBIBLIOTHEK, Castelo de Blutenburg - Munique, Alemanha, com curadoria da FNLIJ. A mesma integrou atualmente o projeto de Exposições Itinerantes da Internationale Jugendbibliothek exposta no ano de 2013 nas cidades alemãs de Colônia e Wetzlar e no Museu de Arte Chihiro Azumino (Japão) em 2014 e no Museu de Arte Chihiro Tóquio em 2015.

De janeiro a abril de 2013, as ilustrações de seu livro Jean Fil à Fil, publicado na França pela Editora MeMo, estiveram em exposição em La Maison des Contes et des Histoires. Integrou o conjunto de autores brasileiros convidados a participar, em 2013, no Ano do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt, com organização da Fundação Biblioteca Nacional.

Em 2014 foi um dos autores convidados a participar do Feira do Livro de Gotemburgo, ano em que o Brasil foi o país convidado. Além do Brasil, os livros de Roger são publicados na França, Bélgica, Suíça, China, Coréia, Japão, Suécia, Dinamarca, Argentina, México.

Autor dos textos teatrais Uma História de Boto-Vermmelho, País dos mastodontes, Curupira, Elogio da Loucura (baseado na obra de Erasmo de Rotterdam), Meninos do Mangue e da criação da peça Entropia, os 4 últimos encenados no Teatro III do CCBB/RJ respectivamente nos anos de 1996, 2003, 2005 e 2008. Escreveu e dirigiu a peça Dispare apresentada em 2011 na Casa de Cultura Laura Alvim e em 2012 no Teatro Oi Brasília e em Montevidéu, Uruguai (Teatro Solís). Venceu o prêmio Coca-Cola de Teatro Infantil (Melhor Texto) com Uma História de Boto–Vermelho. O curta Cavalhadas de Pirenópolis (dirigido por Adolfo Lachtermacher baseado em livro homônimo de Roger) foi selecionado para a mostra competitiva do Festival de Gramado. O roteiro de Meninos do Mangue (em parceria com Adolfo Lachtermacher) foi selecionado para o Laboratório SESC Rio de Roteiros para Cinema.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • O Gato Viriato. Ediouro. ISBN 978-85-00-52530-8.
  • Maria Teresa. AGIR. ISBN 978-85-220-0442-3.
  • Cavalhadas de Pirenópolis. AGIR.
  • Bumba meu Boi Bumbá. AGIR.
  • Meninos do mangue. Companhia das Letrinhas.
  • O próximo dinossauro. FTD. ISBN 978-85-322-1278-8.
  • Viriato e o Leão. Ediouro.
  • Carvoeirinhos. Companhia das Letrinhas.
  • Zubair e os Labirintos. Companhia das Letrinhas.
  • João por um Fio. Companhia das Letrinhas.
  • Todo Cuidado é Pouco!. Companhia das Letrinhas.
  • Em cima da Hora. Companhia das Letrinhas.
  • Vizinho Vizinha. Companhia das Letrinhas.
  • Inês. Companhia das Letrinhas.
  • A Flor do Lado de Lá. Global.
  • Selvagem. Global.
  • Griso, o Único. Global.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • 2002 - Prêmio Jabuti (Melhor Livro Infantil e Melhor Ilustração) por Meninos do Mangue[1]
  • 2002 - Fondation Espace Enfants[2] (Prêmio Internacional Melhor Livro Infantil do Ano)
  • 2014 - Chen Bochui International Children’s Literature Award - melhor Autor Estrangeiro na China e o livro
  • 2014 - Prêmio: Livro mais Bonito do Ano da China - “A Feather”, história de Cao WenXuan ilustrado por Roger Mello
  • 2014 - Prémio Hans Christian Andersen[3][4]

Referências

  1. «Edição 2002». Prêmio Jabuti. Consultado em <?php echo date('d/m/Y');?>  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. Erin Peters. «Roger Mello: Brazil - Illustrator» (em inglês). Project MUSE. Consultado em 17 de setembro de 2014 
  3. John A. Sellers (24 de março de 2014). «Nahoko Uehashi and Roger Mello Receive 2014 Hans Christian Andersen Awards» (em inglês). Publishers Weekly. Consultado em 17 de setembro de 2014 
  4. «Roger Mello» (em inglês). CCBF. Consultado em 17 de setembro de 2014