Rola-carpideira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaRola-carpideira
Mourning Dove 2006.jpg
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Columbiformes
Família: Columbidae
Género: Zenaida
Espécie: Z. macroura
Nome binomial
Zenaida macroura
Linnaeus, 1758

Rola-carpideira (nome científico: Zenaida macroura) é uma espécie de ave da família Columbidae. É uma das mais abundantes aves da América do Norte.[1]

Distribuição e habitat[editar | editar código-fonte]

A área de ocorrência da rola-carpideira abrange quase 11 milhões de quilômetros quadrados. A espécie é residente nas Grandes Antilhas, na maior parte do México, nos Estados Unidos, no sul do Canadá e no arquipélago atlântico das Bermudas. Aparece em grande parte da pradaria canadense apenas no verão, enquanto que no sul da América Central ocorre apenas no inverno. A espécie é vagante no norte do Canadá, Alasca e América do Sul. Foi avistada como acidental pelo menos sete vezes no Paleártico Ocidental: cinco registros nas ilhas Britânicas, um nos Açores e outro na Islândia.[2] Em 1963, a rola-carpideira foi introduzida no Havaí e em 1998 ainda havia uma pequena população no distrito de North Kona. A rola também apareceu na ilha Socorro, na costa oeste do México, em 1988, dezesseis anos após a pomba-de-socorro ter sido extirpada daquela ilha.

A rola-carpideira ocupa uma grande variedade de habitats abertos e semi-abertos, como áreas urbanas, fazendas, pradarias, prados e áreas de pouca luz. Evita pântanos e florestas densas. A espécie se adaptou bem a áreas alteradas pelo homem. Elas costumam construir seus ninhos em árvores nas cidades ou próximo a fazendas.

Migração[editar | editar código-fonte]

A maioria das rolas-carpideiras migra ao longo de rotas migratórias de voo sobre a terra. Em raras ocasiões foram vistas sobrevoando o Golfo do México, sendo esta aparentemente uma situação excepcional. A subespécie carolinensis é nativa do arquipélago das Bermudas, aproximadamente 1 044 km a sudeste de Cape Hatteras, Carolina do Norte (a terra mais próxima).

Referências

  1. Mirarchi, R.E., and Baskett, T.S. 1994. Mourning Dove (Zenaida macroura). In The Birds of North America, No. 117 (A. Poole and F. Gill, eds.). Philadelphia: The Academy of Natural Sciences; Washington, DC: The American Ornithologists' Union.
  2. Jonathan Alderfer (ed.). National Geographic Complete Birds of North America. [S.l.: s.n.] p. 303. ISBN 0-7922-4175-4 
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.