Role playing

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Role playing é uma forma de jogo em que os jogadores muitas vezes fingem ser outra pessoa, em épocas diferentes ou nos dias atuais. Diferente de outros jogos, como RPG, o Role Playing aparenta ser um dos tipos de jogos com maior jogabilidade, por trabalhar somente com a criatividade dos jogadores. Muitos desses jogos não possuem gráficos bons, e muitos nem são jogados pelo computador ou em outras plataformas de jogo.

As ações dos jogadores são descritas na fala do mesmo. Em jogos de computador o comando mais comum para isso é "/me " após escrever o comando o jogador dita a sua ação e fica por conta do outro jogador imaginar como seria.

Há muitos jogos hoje em dia que trabalham com esse sistema de Role Playing. Muitos podem ser encontrados nos servidores on-line de GTA San Andreas, e podem ser jogados usando um programa chamado SAMP.

Há também outros jogos como Os Reinos da Renascença que também trabalha com o sistema de RP.

Para usuários iniciantes pode parecer que o RP é monótono por exigir a imaginação e bastante leitura, mas o RP vem se desenvolvendo cada vez mais e melhorando a qualidade.

É certo que o RPG veio do RP ele é uma forma de tabuleiro de jogar o RP. Jogos famosos como D&D (Dungeons & Dragons) ou GURPS (Generic Universal Role Playing System).

Modelo de Ensino[editar | editar código-fonte]

O Role Playing é um modelo de ensino que pertence à família das Interacções Sociais. Este ajuda os alunos a compreender o comportamento social, o seu papel nas interacções sociais e as formas de resolver problemas de uma forma mais eficaz. Ajuda também os alunos a organizarem e sistematizarem a informação no que respeita, a assuntos do foro social, a desenvolver relações com os outros e a aperfeiçoar as suas próprias capacidades sócias.

Este modelo, requer que os estudantes experienciem os conflitos, aprendam a desempenhar os papeis dos outros e observem os diferentes comportamentos sociais. Com adaptações, o Role Playing pode ser usado por estudantes de todas as idades e é um excelente processo de desenfatizar o papel tradicional do professor.

Existem várias versões deste modelo, mas é comum um desenvolvimento nas seguintes fases:

Aquecimento da turma;
Selecção dos palhaços;
Preparação da representação;
Preparação da observação;
Representação;
Discussão e avaliação;
Generalização.

Como Role Playing Game[editar | editar código-fonte]

A partir deste modelo de ensino se extrapolou para um modelo recreativo, denominado Role Playing Game onde todos os jogadores interagem em geral como um grupo, regido por mestre.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.