Romano (usurpador romano)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Romano
Usurpador do Império Romano do Ocidente
Reinado 470
Antecessor(a) Antêmio
Sucessor(a) Antêmio
Morte 470
  Roma

Romano (em latim: Romanus) foi um usurpador no Império Romano do Ocidente que se revoltou, sem sucesso, contra o imperador Antêmio em 470.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Romano era um senador romano[1] e um patrício[2] que alcançara a função de mestre dos ofícios (magister officiorum) durante as décadas finais do império[3]. Um conhecido aliado de Ricimero, o mestre dos soldados (magister militum)[1], Romano rapidamente entrou em conflito com o imperador Antêmio, que não gostava de Ricimero e nem confiava nele[4].

Em 470, Antêmio ficou seriamente doente e rumores davam conta que bruxaria havia sido utilizada para afligir o imperador[5]. Ricimero viu uma oportunidade de nomear seu próprio imperador e começou a traçar um plano para colocar Romano no trono[4]. Porém, Antêmio acabou se recuperando e acusou diversos dos aliados de Ricimero de tentarem usar bruxaria para matá-lo, incluindo Romano, que ele também acusou de querer usurpar-lhe o trono[1]. Antêmio ordenou que Romano fosse decapitado, esperando assim assegurar sua posição no trono[3].

Porém, o que aconteceu foi justamente o inverso: Ricimero ficou furioso e o ato foi a gota d'água que ele precisava para depor Antêmio, o que ele fez em 472[6].

Referências

  1. a b c Mathisen, Anthemius
  2. Mathisen, Anthemius; Jones, pg. 947
  3. a b Jones, pg. 947
  4. a b MacGeorge, pg. 246
  5. MacGeorge, pg. 246; Mathisen, Anthemius
  6. Mathisen, Anthemius; MacGeorge, pgs. 246-247

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]