Romaria dos Canoeiros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou se(c)ção:

[1][2] Romaria dos Canoeiros de Araras é uma peregrinação religiosa da cidade de Araras do Estado de São Paulo. A romaria de Canoas de Araras (SP) teve início em março de 2003 e foi organizada por uma comissão de rancheiros e consiste na participação dos moradores da comunidade local, que apresentam uma cultura típica [3] do estilo de vida dos ribeirinhos associados a preceitos religiosos da cultura católica romana para saudação a São José, data comemorativa do padroeiro.

A Procissão é agora realizada anualmente no mês de março e a comunidade de São Benedito qual pertence a Capela de São José, está localizada no bairro rural da Cascata, as margens do rio Mogi Guaçu onde tem início a romaria o culto a fé. A cultura local é marcada pela tradição e tem início com a Romaria dos Canoeiros pelas águas do rio com partida no "bar do Cris com destino ao Bar do Paraquedas" e a procissão segue até a capela de São José.

A romaria conta com outras atividades culturais e tem como evento principal a missa de louvor [4] a São José e também bingos, a festa no salão de festa da igreja, shows musicais e comidas típicas da região. A comunidade local assegura que essa romaria é um ato de fé e renovação para continuar em comunhão com a natureza e o culto a fé.

  • Local: Araras-SP
  • Capela são José: às margens do Rio Mogi Guaçu, com ranchos e bares. No local acontece todos os anos no mês de março, a Romaria de Canoeiros, com os fieis do padroeiro São José. No local existe a Capela de São José, um grande salão para festas com estacionamento e estrutura de cozinha, banheiros, palco para shows etc. O bairro ainda conta com uma estrutura para off-road que acontece duas vezes ao ano, com jipeiros e motoqueiros.
  • Peregrinação e romaria [2]
  • Atividades culturais

Romaria e peregrinação

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Romaria de Canoeiros acontece no fim de semana. [3]
  • Romaria de canoeiros celebra padroeiro do bairro Cascata. Disponível em: [4]