Ronaldo Bastos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ronaldo Ribeiro Bastos, (Niterói, 21 de janeiro de 1948), é um compositor brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Fez parte do Clube da Esquina, juntamente com Milton Nascimento, Beto Guedes, Wagner Tiso, Lô Borges e Márcio Borges, a partir de 1967, e é autor de vários sucessos da música popular brasileira.

Foi parceiro de Ed Motta, Tom Jobim, Edu Lobo, Dori Caymmi, Flávio Venturini, Cleberson Horsth e Lulu Santos, entre outros. Em 1989, lançou o disco Cais, pelo selo Dubas, com vários artistas como Caetano Veloso, Simone Gal Costa, Tom Jobim, Chico Buarque e Paralamas do Sucesso cantando suas composições. Posteriormente o selo lançou trabalhos de Pedro Luís e A Parede (Astronauta Tupy), Jussara Silveira (Jussara canta Caymmi), Arranco de Varsóvia, Família Roitman, Celso Fonseca, Saldanha Rolim e Grupo Boato.

Participou da elaboração da trilha sonora da minissérie "O Tempo e o Vento" exibida em 1985.

Fez, com o guitarrista e compositor Celso Fonseca, três discos unicamente com canções de ambos: Sorte (1994), Paradiso (1997) e Juventude/Slow Motion Bossa Nova (2002), cuja faixa-título foi trilha sonora de um comercial de televisão de sandálias estrelando a modelo brasileira Gisele Bundchen.

O seu parceiro musical mais assíduo é o cantor Beto Guedes, com quem compôs grandes clássicos da música popular brasileira, como Amor de índio, Lumiar, O sal da Terra, dentre outros.

Compôs em parceria com Lulu Santos vários dos maiores sucessos deste, como Um Certo alguém.

Com Cleberson Horsth do grupo Roupa Nova compôs grandes sucessos gravados pelo sexteto carioca como A Força do Amor e Seguindo no Trem Azul, entre outras canções.

Em 2013, lançará o primeiro álbum solo da cantora e atriz Simone Mazzer, intitulado como Férias em Videotape. [1] [2]

Ronaldo Bastos é um dos principais compositores da música brasileira, dada a qualidade de suas composições com inúmeros músicos dos mais diferentes estilos.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências