Ronnie Van Zant

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ronnie Van Zant
Informação geral
Nome completo Ronald Wayne Van Zant
Nascimento 15 de janeiro de 1948
Origem Jacksonville, Flórida
País  Estados Unidos
Data de morte 20 de outubro de 1977 (29 anos)
Gênero(s) Southern Rock
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade 19641977
Gravadora(s) MCA
Afiliação(ões) Lynyrd Skynyrd

Ronald Wayne "Ronnie" Van Zant (15 de janeiro de 194820 de outubro de 1977) foi o vocalista, compositor e membro fundador da banda de southern rock Lynyrd Skynyrd.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Juventude[editar | editar código-fonte]

Nascido e criado em Jacksonville na Flórida, Ronnie Van Zant aspirava ser muitas coisas antes de descobrir seu amor pela música. Ronnie pensava em se tornar um boxeador (Muhammad Ali era um dos seus ídolos) e a idéia de tornar-se um piloto de stock-car também passara-lhe pela cabeça. Porém, depois de ver os Rolling Stones ele teve a certeza de qual seria sua futura profissão.

Lynyrd Skynyrd[editar | editar código-fonte]

Van Zant formou o Lynyrd Skynyrd no verão de 1964 com amigos e colegas de escola: Allen Collins (guitarra), Gary Rossington (guitarra), Larry Junstrom (baixo), e Bob Burns (baterista). O nome Lynyrd Skynyrd foi inspirado em um professor que eles tinham na escola: Leonard Skinner, que não gostava de estudantes com cabelos longos.

O reconhecimento nacional da banda se deu em 1973 com o lançamento do álbum (Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd) com algumas das músicas favoritas dos fãs como: "I Ain't The One", "Tuesday's Gone", "Gimme Three Steps", "Simple Man" e "Freebird". A música que se tornou mais conhecida da banda foi "Sweet Home Alabama" do álbum Second Helping

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Van Zant se casou duas vezes. Seu primeiro casamento se deu com Nadine Inscoe. Desse casamento nasceu sua primeira filha Tammy Van Zant. Se casou pela segunda vez com Judy e teve sua segunda filha: Melody Van Zant. Van Zant era conhecido por ser supersticioso; ele odiava cobras e detestava voar.

Morte[editar | editar código-fonte]

No dia 20 de outubro de 1977 o avião Convair 240 que transportava toda a banda de Greenville, South Carolina para Baton Rouge, Louisiana caiu em Gillsburg, Mississippi. Nesse acidente morreram Van Zant, os membros da banda Steve Gaines e Cassie Gaines, um produtor assistente da banda, o piloto e o co-piloto. O restante da banda sobreviveu, mas foram seriamente feridos.

Ronnie sempre disse às pessoas mais próximas que ele não viveria até seus 30 anos e que gostaria de morrer com suas botas. Estranhamente ele morreu 3 meses antes de seu trigésimo aniversário.

O irmão mais novo de Ronnie, Johnny Van Zant se tornou o novo vocalista da banda quando ela se reuniu novamente em 1987.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.