Rooster Cogburn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rooster Cogburn
O sheriff (PT)
Justiceiro Implacável (BR)
 Estados Unidos
1975 •  cor •  108 min 
Direção Stuart Millar
Roteiro Martha Hyer
Elenco John Wayne
Katharine Hepburn
Género faroeste
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Rooster Cogburn (br.: Justiceiro implacável / pt.: O Sheriff) é um filme estadunidense de 1975 do gênero western (br.: faroeste) dirigido por Stuart Millar e escrito por Charles Portis (que criou o personagem "Rooster Cogburn" do filme "Bravura Indômita") e Martha Hyer.

O impiedoso Delegado Rooster Cogburn (John Wayne), que surgiu em filme de 1969, está de volta.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em 1880, o delegado "Rooster" Cogburn foi demitido de seu emprego de delegado federal, pois, segundo seu superior, o Juiz Parker da Corte de Arkansas, em dez anos de serviço ele matou sessenta bandidos, quando tinha ordens para entregá-los vivos para o julgamento.

Mas o juiz logo é obrigado a voltar atrás e readmitir Cogburn quando a quadrilha do sanguinário Hawk assalta uma carroça do exército carregada de nitroglicerina, matando todos os soldados. Cogburn aceita o emprego de volta depois de pedir aumento. O Juiz promete lhe enviar homens para ajudar na perseguição, mas os tais não aparecem e o delegado vai atrás dos bandidos sozinho.

No caminho Cogburn chega a uma pequena vila dentro do Território Indígena, destruída por Hawks e seus comparsas bêbados, que roubaram e mataram diversas pessoas, entre elas o Reverendo Goodnight, líder da vila e pai de Eula.

Cogburn tenta levar Eula e um jovem índio de nome Wolf para um lugar seguro, mas os dois se recusam a ficar e cavalgam até o delegado, dispostos a ir junto e se vingarem dos bandoleiros.