Rorion Gracie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rorion Gracie
Informações
Nascimento 10 de janeiro de 1952 (64 anos)
Rio de Janeiro Rio de Janeiro
Nacionalidade Brasil Brasileiro
Modalidade Jiu-jitsu brasileiro
Graduação     Dan em BJJ
Página oficial:

Rorion Gracie (Rio de Janeiro, 10 de janeiro de 1952) é um praticante de artes marciais brasileiro. É o filho mais velho de Hélio Gracie. Rorion é uma das poucas pessoas do mundo a deter o grau 9, ou seja, a faixa vermelha do Jiu-jitsu brasileiro.[1] Rorion recebeu essa promoção de seu pai em 27 de outubro de 2003.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Foi o fundador do Ultimate Fighting Championship. Tendo como base os combates de gladiadores, Rorion desenhou o octógono do UFC.

Rorion Gracie é o criador e proprietário da Academia Gracie em Torrance, Califórnia. Ele mora nos Estados Unidos desde a década de 1970 onde, inicialmente dava aulas de jiu-jitsu na garagem de casa.[carece de fontes?][2]

Entre 1989 e 1992, Rorion produziu um documentário falando sobre a arte Gracie de lutar jiu-jitsu. O Ultimate Fighting Championship veio da sugestão de um aluno de criar um evento de desafios de artes marciais.[3] Rorion se associou ao grupo Semaphore (SEG) e o UFC nasceu em 1993.

Rorion Gracie é bacharel em direito e costuma defender energicamente a marca "Gracie Jiu-Jitsu" e do logotipo do triângulo. Em 1999-2000, entrou em uma disputa judicial com seu primo Carley Gracie por violação da marca do triângulo sendo indenizado em US$ 108.000 por danos (mais US$ 620.000 pelos honorários do advogado), mas o júri não foi a favor de Rorion, concluindo que a marca "Gracie Jiu-Jitsu" era descritiva de um estilo de luta, portanto não poderia ser registrada. Rorion no entanto retém os direitos sobre a referida marca com relação a tudo mais.[carece de fontes?] Rorion escreveu o livro A dieta Gracie.[carece de fontes?]

Referências

  1. Agência Indusnet Fiesp (05/11/2013). «Criador do UFC, Rorion Gracie fala sobre sucesso do MMA em evento na Fiesp». Fiesp.com.br. Consultado em 6 de fevereiro de 2014. 
  2. Awi, Fellipe (2012). Filho teu não foge à luta (Rio de Janeiro: Intrínseca). pp. Capítulo 5, páginas 81 a 89. 
  3. «Terra Magazine - Gustavo Noblat -Brasil estará sempre entre os melhores no MMA».