Rosanna Tavares

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Rosanna Tavares (Nanuque, 7 de novembro de 1961Belo Horizonte, 9 de outubro de 2006) foi uma cantora, violonista e percussionista brasileira.

Ela foi uma artista muito apreciada na Europa[carece de fontes?], e conhecida pelo duo Rosanna & Zélia.

Vida[editar | editar código-fonte]

Rosanna Tavares gostava de cantar desde criança e participou já aos oito anos de idade dos primeiros concursos. Em 1974 sua família mudou da divisa com a Bahia para Itaúna, perto de Belo Horizonte, onde entrou rapidamente em contato com o amplo cenário musical na capital de Minas Gerais. Assim conheceu Zélia Fonseca, com quem tocou junto durante 30 anos, interrompido apenas durante os estudos de odontologia.

As duas chegaram em Portugal em 1989, e descobriram que a sua música na Europa era muito bem-sucedida. Passaram pela França, Finlândia e Alemanha, onde, em 1993, finalmente escolheram estabelecer-se, em Frankfurt am Main. Elas cooperavam com muitos músicos da cena de jazz e da música latino-americana, como Dino Saluzzi, Howard Levy, Katharina Franck, Shantel, Angela Frontera e Ivan Santos.

Os dois últimos anos da vida de Rosanna foram marcados pela luta contra o câncer. Apesar disto permaneceu ativa e compondo até duas semanas antes de sua morte.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]